Saque de 1.300 reais no BANCO DO BRASIL PODE SER PARA VOCÊ?
O Banco do Brasil vai liberar saque de 1.300 reais. Para receber, é necessário atender a determinados requisitos.
O Banco do Brasil anunciou o saque de 1.300 reais aos trabalhadores, mas existem algumas regras que devem ser cumpridas para ter acesso ao dinheiro.
É importante estar atento pois talvez você possa ser um dos contemplados, e receber um dinheiro extra pode fazer toda diferença, não é mesmo?
Por isso, continue a leitura e confira se você tem direito a receber e como fazer!
Banco do Brasil libera saque de 1.300 reais
O Governo Federal acaba de anunciar a liberação de R$ 1300 para servidores públicos, dinheiro esse relativo ao PASEP 2022, onde o saque é feito no Banco do Brasil, visto que é o banco responsável pelo pagamento ao funcionalismo público.
Acontece que houve uma mudança no cronograma de pagamentos devido à pandemia do coronavírus, uma vez que o pagamento do abono referente ao ano-base 2020 precisou ser atrasado, já que o dinheiro foi direcionado no combate à doença.
Dessa forma, o pagamento do abono salarial referente ao ano base 2020 foi feito em 2022. Por conta do adiamento, o pagamento correspondente ao ano base 2021, que deveria ter sido em 2022, começou a ser liberado em 2023.
Logo, para quem trabalhou em 2022, terá direito a receber em 2024.
Vale lembrar que a Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do PIS, voltado para trabalhadores de empresas privadas.
Agora, como o cálculo do abono salarial tem como referência o valor do salário mínimo, somente em 2024 será possível saber o valor exato, somente após o governo anunciar de quanto será.
Quem pode receber o abono salarial
Para ter direito ao abono salarial, no caso específico do PASEP que é pago pelo Banco do Brasil, o trabalhador precisa exercer alguma função pública, seja municipal, estadual ou federal.
Já para os trabalhadores da iniciativa privada, é necessário ter carteira assinada, lembrando que o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal.
Confira outros requisitos que devem ser atendidos:
- Estar inscrito no PIS/PASEP por no mínimo 5 anos;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2022;
- Remuneração média de até 2 salários mínimos;
- Dados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) registrados e atualizados.
Ressaltando que os pagamentos no Banco do Brasil seguem a ordem do último número que consta na inscrição do trabalhador, ou seja, aqueles com final 0 serão os primeiros a receber, e assim sucessivamente.
Para consultar se você faz parte da lista dos contemplados, é necessário entrar em contato com a central de atendimento do Banco do Brasil.
Já no caso do PIS, você pode fazer a consulta por meio do aplicativo Caixa Trabalhador ou se preferir, ligar para a instituição financeira.
É importante lembrar que se o saque não for feito no período determinado, ainda existe um prazo de até 5 anos para fazer a solicitação.
Por fim, para poder sacar, quem tem conta no Banco do Brasil, o abono é creditado na conta, mas também há a opção de saque diretamente nas caixas das agências do banco, levando em mãos um documento com foto.