Agosto traz GRANDE VITÓRIA para os trabalhadores e você precisa SABER DE TUDO
Os trabalhadores receberam uma ótima notícia no mês de agosto. Algo que vai ajudar bastante!
Muitos trabalhadores estão comemorando depois da notícia que receberam, tanto que alguns já estão começando a fazer planos.
Toda conquista alcançada no âmbito do trabalho, especialmente quando envolve um dinheiro extra, é sempre celebrada com muita alegria.
Para saber qual foi essa vitória e para você também poder começar a comemorar, continue a leitura e confira!
Nova conquista dos trabalhadores brasileiros
Uma ótima notícia para os trabalhadores que ficam contando os dias para receber o 13º salário. Já se sabe que a primeira parte será paga até o dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.
Ressaltando que essa primeira parte corresponde a 50% do valor total, e o restante será pago no mês seguinte, contudo, na primeira parcela, não são descontadas as contribuições previdenciárias.
Por outro lado, sobre na segunda parte, haverá a incidência dos descontos do INSS e Imposto de Renda.
Porém, algumas empresas optam pelo pagamento único, o qual é feito até 30 de novembro.
Agora, se o dia 20 de dezembro cair no final de semana ou feriado, o pagamento é antecipado e nunca pode ser jogado para frente.
Mesmo ainda faltando cerca de três meses, para quem gosta de se planejar, ao ter uma ideia melhor de quando irão receber o 13º, já podem começar a se programar desde agora.
Se esse é o seu primeiro ano de carteira assinada, é importante saber que o valor do subsídio de Natal é proporcional aos meses trabalhados.
Para isso, basta fazer a soma dos seus salários, incluindo qualquer adicional, e dividir o total por 12.
Por sua vez, quem trabalha há mais tempo, terá direito a receber o correspondente a um mês de salário líquido.
Conheça um pouco da história do décimo terceiro
O 13º salário foi implementado no Brasil em 1962 através da Lei 4.090/62, que tinha como presidente na época João Goulart.
De acordo com o determinado na lei, terão direito ao décimo terceiro salário todos os trabalhadores devidamente registrados em carteira, que corresponde ao salário mensal.
Portanto, todos os trabalhadores contratados sob regime CLT terão direito a receber um salário a mais.
O propósito da gratificação natalina é como uma espécie de bonificação, a qual é bem útil nesse período, além de ajudar a movimentar a economia do país em razão das compras de Natal.
Como dito anteriormente, para calcular o 13º salário, é necessário somar todos os salários recebidos e o total dividir pelos meses de trabalho, e para esse cálculo é levado em conta o valor do salário mínimo, que atualmente é de R$ 1320.
Lembrando que, nesse valor mensal devem ser acrescidos horas extras e adicionais, por exemplo, de insalubridade.
Um aspecto que precisa ser mencionado é que não apenas os trabalhadores com carteira assinada têm direito a receber a gratificação, mas também aposentados, pensionistas, empregados domésticos, trabalhadores urbanos e rurais.
Em caso de não pagamento no prazo determinado pela lei, seja pagando em atraso ou mesmo não pagando, a empresa será penalizada seriamente, com uma multa de R$ 170,25 por cada funcionário.