Estas PROFISSÕES podem SUMIR DO MAPA em pouco tempo: saiba mais
Vários trabalhos estão com os dias contados.
Algumas profissões correm risco. A evolução da humanidade trouxe avanços significativos para todo o planeta. Desde a descoberta do fogo, o ser humano procura formas de facilitar e aprimorar sua vida pessoal e em sociedade.
Atualmente, o mundo tem vivenciado avanços tecnológicos que modificaram muito e rapidamente as relações sociais em diversos segmentos. No âmbito profissional, tais transformações têm trazido novas ferramentas e formas de se trabalhar.
Veja mais a seguir.
Tecnologia e trabalho
Nos últimos tempos, avanços tecnológicos e a recente transição verde têm modificado os postos de trabalho.
Segundo estudo feito pela parceria entre o Fórum Econômico Mundial e a Fundação Dom Cabral, até 2027, há a expectativa de mudança de 23% dos atuais postos de trabalho.
Tal análise foi realizada em 45 países. Segundo ela, a boa notícia é que, nos próximos cinco anos, a estimativa é que sejam criados 69 milhões de empregos. Contudo, o estudo também coloca que 83 milhões de profissionais deixarão de existir.
Os motivos são variados. Os avanços na tecnologia possibilitam que as empresas utilizem cada vez menos a participação humana em suas funções.
A prática cada vez mais recorrente de implantação da inteligência artificial e as facilidades de resolver tarefas e problemas via internet são algumas das transformações proporcionadas pela evolução tecnológica.
Além disso, a transição ecológica tem dado ênfase a um trabalho que promova a preservação ambiental, a redução de utilização de recursos e a valorização do reaproveitamento do que é possível reutilizar.
Profissões que podem sumir do mapa
Com tantas mudanças de paradigmas, os postos de trabalho também sofrem novos arranjos. Logo, algumas profissões deverão deixar de existir. Veja a seguir algumas delas.
Jornaleiros
A internet possibilita que as pessoas se informem dentro de casa, no trabalho ou em qualquer lugar. Basta ter um computador, tablet ou celular com acesso à rede. Desta forma, comprar revistas e jornais em uma loja física tornou-se uma prática obsoleta.
Ambulantes e vendedores de porta em porta
Assim como é possível acessar as informações com poucos cliques, a internet também permite realizar compras sem ir até o local ou sem a necessidade de alguém bater em nossa porta ou profissões do gênero.
Caixas de banco e outras funções relacionadas
Com os aplicativos de banco, inclusive com as próprias instituições se apresentando unicamente de forma digital (como a marca Nubank, por exemplo), os bancos como estruturas físicas, bem como alguns de seus profissionais, têm perdido espaço.
Atendentes de serviços postais
O envio de documentos e objetos físicos tem sido resolvidos também por meio da tecnologia. Além disso, muitos arquivos textuais como contratos e mensagens, são trocados de forma virtual.
Outras profissões que perdem força
Além das mencionadas, o estudo prevê que as seguintes formas de trabalhar perderão força: cobradores; escriturários de entrada de dados; secretários administrativos e executivos; assistentes de registro de produtos e estoque; escriturários de contabilidade; legisladores e oficiais judiciários; atendentes financeiros, estatísticos e de seguros.