BENEFÍCIO ESPECIAL do INSS: o que está acontecendo?
Instituição decidiu tomar novas atitudes com relação aos segurados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos maiores órgãos do Brasil, e é responsável direto por verificar a condição dos benefícios de uma parte gigante de toda a população brasileira.
A instituição é uma das maiores do Governo Federal, e está sempre tomando diversas iniciativas, sempre visando controlar como vai o andamento salarial de todos os seus segurados.
É sempre fundamental que os trabalhadores de carteira assinada possam contribuir para o INSS, de modo que todos possam aproveitar tranquilamente a sua aposentadoria, assim como todos os seus benefícios.
Um dos pagamentos mais requisitados atualmente é o antigo auxílio-doença, agora denominado benefício por incapacidade temporária.
Nele, os segurados recebem uma verba a partir do momento em que se acidentam ou contam com alguma doença que os impeçam de trabalhar por tempo a ser determinado.
No entanto, o INSS revelou uma notícia que pode cair como uma luva para a maioria dos seus beneficiários, isso através de uma nota no site do Governo Federal.
De acordo com o órgão, é oferecido um serviço para que todos os que ficaram afastados por um tempo possam se recolocar de uma forma mais tranquila no mercado de trabalho, isso de acordo com a Lei de número 8213/1991 e o artigo 136 do Decreto nº 3.048/1999.
Serão oferecidos o serviço de psicólogos, fisioterapeutas, sociólogos, pedagogos e outros tipos mais, com todos eles atuando para facilitar o processo de reinserção do profissional.
Desta forma, o segurado poderá seguir recebendo o seu benefício, de modo que a sua aposentadoria por invalidez só se dê após este processo de reabilitação não obter êxito.
Se a junta não obter sucesso, o profissional será avaliado por uma perícia médica, que aí sim poderá decretar o mesmo como aposentado, detectando que o beneficiário não tem mais condições de trabalhar e terá de se retirar do serviço em definitivo.
Como funciona o auxílio-doença do INSS
Vale lembrar que o auxílio-doença é dado para o trabalhador que está impossibilitado de trabalhar no momento.
Se o trabalhador não se recuperar após 15 dias do seu problema de saúde, o pagamento de seus honorários vai para a seguridade social. Já se o mesmo estiver apto para retornar dentro do período quinzenal, poderá receber por seu atual trabalho.
No entanto, para obter o benefício é necessário realizar a contribuição de no mínimo 12 meses para a instituição previdenciária.
Sobre o INSS
Esta autarquia do Governo Federal está destinada a cuidar da previdência social, controlando minuciosamente todos os benefícios que são concedidos aos brasileiros.
No entanto, não é apenas ele que tem o poder de controlar as aposentadorias de seus beneficiários. Estados e municípios também podem contar com o seu próprio controle de benefícios.
Para trabalhar no INSS, o segurado precisa passar em um concurso público, conseguindo assim uma vaga no órgão federal em caso de aprovação.
Atualmente, é um dos concursos mais aguardados do país, junto das instituições financeiras, sempre com milhões de inscritos para a realização das provas. Também é considerado um dos mais difíceis.