SAIBA MAIS sobre a DECISÃO do INSS: isso muda tudo!
Órgão tem tomado atitudes para melhorar o seu atendimento
O INSS é um dos maiores órgãos existentes no Brasil. Vinculado ao Governo Federal, esta autarquia tem tentado melhorar cada vez mais o seu trato com relação ao grande público.
Buscando oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, o Instituto Nacional do Seguro Social segue preocupado em aumentar a qualidade dos seus serviços.
A novidade da vez é a aplicação de atendimentos presenciais com um nível muito mais acolhedor para os seus segurados. Esta abordagem foi confirmada diretamente pelo ministro Carlos Lupi (Previdência Social) em uma Oficina de Definição Estratégica da instituição realizada em três formatos diferentes (presencial, virtual e misto).
O ministério de Lupi deseja implementar essa comunicação com seus segurados em todo o país, reunindo gestores de níveis sociais e locais para planejar e realizar ações que permitam um plano operacional que possa atender as políticas sociais do Governo Federal.
Dessa forma, podemos esperar cada vez mais concursos públicos para realizar a contratação de novos funcionários, o que é um claro sinal de que vem bastante concursos públicos por aí, de modo que as agências possam ser cada vez mais bem frequentadas.
“Priorizamos o atendimento presencial e humanizado, pois é um modelo fundamental para a garantia de direitos e o fomento da cidadania. E isso é possível pois existe um quadro técnico eficiente e comprometido que está em constante expansão e evolução”, declarou Lupi.
O ministro prosseguiu com afirmações de que pretende fazer com que o INSS melhorar a qualidade de seus serviços.
“A reestruturação das nossas unidades vai contribuir, complementarmente, para a prestação do serviço com ainda mais qualidade. O povo será acolhido da melhor forma para garantir, até dezembro, seus direitos em até 45 dias”, afirmou o ministro, dando sinais de que otimizar o atendimento para o grande público em suas demandas.
Já o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, declarou que esta nova gestão quer recuperar o prestígio da autarquia federal.
“É o início de um trabalho. Esta mesa reflete um novo INSS, que está alinhado para entregar melhores serviços em todos os estados. O foco é na humanização, conforme indicado pelo ministro”, concluiu.
Conheça mais do INSS
O órgão controla diversos benefícios, como aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, BPC (Loas) e muitos outros.
Esta instituição trabalha junto com o DataPrev, que é órgão responsável por controlar os dados da previdência social.
No entanto, é possível que estados e municípios adotem o seu próprio regime previdenciário, isso com todas as suas condições específicas.
Com relação as aposentadorias, ficou definido após a Reforma da Previdência que será possível se aposentar apenas por idade, com as mulheres tendo que se aposentar aos 62 anos e os homens aos 65.
Para isso, é necessário contribuir por 15 anos para o INSS no caso das mulheres, e cinco a mais (20) no sexo masculino.
Um de seus benefícios mais conhecidos é o BPC (LOAS), em que o idoso que não tem condições de realizar a contribuição para o órgão federal possam obter o pagamento de um salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.320,00.