Como está o CALENDÁRIO DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023? Saiba como RECEBER
A Receita Federal, desde o mês de maio, está liberando a restituição do Imposto de Renda. E quais as próximas datas?
A Receita Federal começou a liberar as restituições do Imposto de Renda 2023 desde o dia 31 de maio, e até o momento, 3 lotes já foram pagos.
Se você tem um valor a receber, é importante estar atento às datas de pagamento, pois ainda faltam 2 lotes a serem distribuídos.
Para não perder a data e já poder começar a usufruir desse dinheiro extra, continue a leitura e confira o calendário!
Saiba tudo sobre o calendário de restituição do Imposto de Renda 2023
Milhões de brasileiros ficam aguardando o dia da restituição do Imposto de Renda, afinal, um dinheiro extra é sempre bem-vindo.
Apenas lembrando que todos os contribuintes que pagaram um imposto a mais nas suas declarações, terão direito a receber o dinheiro a mais de volta, cujo próprio sistema da Receita Federal faz o cálculo.
Em 2023, cinco lotes de restituições serão distribuídos, e três já foram pagos. O primeiro em 31 de maio, o segundo, em 30 de junho e o terceiro, 31 de julho.
Se você está na lista, mas ainda não recebeu a sua restituição, provavelmente receberá nos próximos lotes, com data prevista para 31 de agosto e 29 de setembro.
É importante ressaltar que os valores sofrem correções com base na taxa Selic, a qual é acumulada desde o mês de maio até o mês que antecede o pagamento, e ainda com acréscimo de 1%.
Um outro ponto a mencionar é que o pagamento é realizado na conta bancária indicada na declaração, que pode ser via Pix ou transferência.
Além disso, o depósito segue uma ordem de prioridade, iniciando por idosos com 80 anos ou mais e finalizando pelos contribuintes não prioritários.
Uma novidade é que mesmo os contribuintes que não pertencem à categoria de prioridade, se optarem pela declaração previamente preenchida ou pelo recebimento por meio da chave Pix, recebem antes daqueles não prioritários.
Passo a passo para receber a restituição do Imposto de Renda
Como mencionado acima, o 4º lote da restituição do Imposto de Renda será pago no próximo dia 31 de agosto, e o 5º lote, em 29 de setembro.
O primeiro passo é consultar se seu nome está na lista. Para isso, acesse o site da Receita Federal e depois de clicar em “Meu Imposto de Renda”, escolha a opção “Consultar a Restituição”.
Agora, mesmo tendo direito à restituição, se houver alguma pendência, será necessário corrigir primeiro.
Nesse momento, se surgir a mensagem “enviado crédito para o banco”, isso quer dizer que você será restituído.
Após a confirmação da restituição, você deve acessar o site da Receita, e a solicitação é feita através do Portal e-CAC.
É só acessar no menu a opção “Declarações e Demonstrativos” e em seguida, “Meu Imposto de Renda”. Aqui, basta clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”. O valor será então enviado para a conta bancária indicada na declaração.
Por sua vez, se na data prevista, o pagamento não for efetuado, é necessário acessar o Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento do Banco do Brasil, e então requerer o reagendamento.
Saiba que se o dinheiro não foi resgatado, ele fica disponível no Banco do Brasil por um período de até um ano, e depois retorna para a Receita Federal.