Como estudar em Portugal: saiba como fazer para estudar fora do país
Você gostaria de estudar em Portugal? Sem dúvida, este é o sonho de muitas pessoas.
Para os brasileiros, ter um visto ou cidadania portuguesa para estudar em Portugal é uma boa oportunidade para expandir seus horizontes, turbinar seu currículo, ampliar suas chances de ser contratado para um emprego melhor, ter uma vida com qualidade.
Além disso, você também pode obter a nacionalidade portuguesa durante o período de residência no país.
As universidades portuguesas são muito boas e têm muitas tradições. Da mesma forma, a qualidade da educação escolar também é alta. Além disso, estudar em Portugal é como abrir a porta de entrada para a Europa.
Os brasileiros têm facilidade para entrar em instituições de ensino em Portugal e obter visto de estudante, em primeiro lugar falamos a mesma língua e o país aceita o ENEM.
Como é o sistema de ensino em Portugal?
Em Portugal, o seu sistema de ensino é dividido em educação pré-escolar, ensino básico (três ciclos) e ensino secundário.
Curiosamente, o ensino secundário é dividido em cursos de cursos tecnológicos, científico-humanísticos e profissionais, e cursos artístico-especializados, muito diferentes do nosso sistema brasileiro.
O sistema de ensino superior é mais parecido com o nosso, além dos cursos de graduação e profissionalização existentes, existem sistemas de ensino semelhantes e a mesma estrutura de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
No entanto, pelo fato de Portugal fazer parte do sistema europeu, existe um acordo de normalização entre os países da UE denominado Processo de Bolonha, que traz algumas particularidades, bem como as vantagens da mobilidade e do reconhecimento de títulos entre outros países europeus.
Vale destacar que em Portugal é possível frequentar o denominado curso de mestrado integrado, que inclui um curso de graduação, correspondendo os últimos anos a um curso de mestrado. Esta é uma oportunidade de se formar em uma universidade com um diploma de bacharel e um mestrado.
Lembramos ainda que até o sistema de ensino público tem alguns pagamentos devidos aos alunos, o que em Portugal se chama propina. Pode ser interessante, mas a palavra é muito comum e tem um significado diferente do Brasil. Além disso, o ano letivo português é diferente, começando em meados de setembro.
Como estudar em Portugal?
Elaboramos um guia passo a passo simples para estudar em Portugal e, enquanto ao longo deste artigo se aprofunda o assunto, veja abaixo:
Procure pelo curso e universidade que deseja ingressar: você deve pesquisar a universidade primeiro, começando pela instituição mais conhecida, lendo o curso e verificando a grade de disciplinas para ter certeza de que é o que você está procurando;
Verifique bem o custo da propina (que é a anuidade) e o custo de vida na cidade: os preços dos professores variam muito e, mesmo nas universidades, os alunos internacionais têm preços diferentes para cada curso. Avalie o custo da universidade de destino, mas também considere o custo de vida na cidade. Em grandes cidades como Porto e Lisboa, o custo de vida é mais elevado;
Dê atenção especial aos prazos de candidatura no site da universidade: o processo de inscrição começa em janeiro, com 9 meses de antecedência do início do ano letivo. Devido a isso, ainda em dezembro, comece a procurar o calendário da universidade de destino, anote a data e faça um lembrete, para que nenhum prazo seja perdido. Lembre-se que o momento ideal para se inscrever é a primeira fase, que ainda é janeiro / fevereiro. Você terá cerca de 6 meses para solicitar o visto até o resultado ser divulgado. Não demore até o último minuto;
Solicite o visto de estudante em caso de aprovação: o visto de estudante é um pré-requisito para as pessoas que não têm cidadania europeia. Portanto, assim que você obter a aprovação da Universidade, solicite um visto. A lista de documentos é bastante longa, por isso vale a pena separar os documentos necessários com antecedência. Por exemplo, PB4 (PTBR-13) pode levar cerca de 15 dias para ficar pronto, faça o pedido o mais rápido possível;
Prepare tudo com antecedência para o embarque: com a carta de aprovação e visto de estudo em suas mãos, é tempo de embarque. Os primeiros meses podem ser agitados, você terá que encontrar um apartamento, solicitar uma autorização de residência e fornecer documentos como NIF e registro no Centro de Saúde. Mas não deixe de conhecer a cidade e aproveitar o resto do verão se chegar ao país entre agosto e setembro.
Para estudar em Portugal precisa de qual visto?
O visto de estudante português D4 é adequado para estudos de longa duração no país, ou seja, mais de 1 ano. Para estudantes que já estão na Europa, o mais adequado é o visto D5, e também existem vistos de curta duração.
Para a obtenção do visto, além de cumprir as condições gerais previstas no artigo 52.º da lei, é necessário ter também seguro saúde, ou equivalente, que cubra a duração estimada (respeito pelas exceções aplicáveis à lei).
Como usar o ENEM para estudar em Portugal?
Se você quer saber como estudar em Portugal usando as notas do ENEM, a primeira coisa que você precisa saber é que até 3 notas em testes anteriores são aceites. A inscrição e candidatura no curso serão realizadas online. Portanto, preste atenção ao edital e aos prazos. Veja a seguir um passo a passo para usar nota do ENEM para estudar em Portugal:
- A nota de corte do ENEM para Portugal varia de acordo com o curso e universidade selecionados. Portanto, o primeiro passo é verificar se suas notas são suficientes para sua escolha de curso (incluindo a redação);
- Separe todos os documentos necessários de acordo com o conteúdo do edital. Alguns documentos precisam ser adicionados em cartório, então não deixe para o último minuto;
- Inicie a candidatura através do portal online das universidades portuguesas.
Sobre as bolsas de estudo do Brasil para estudo em Portugal
A maneira mais acessível de estudar em Portugal sem pagar mensalidades é através do intercâmbio acadêmico, momento em que o Brasil e as instituições de ensino de Portugal chegaram a um acordo (a pessoa terá que arcar com o custo de vida no exterior). Nestes casos, o aluno com melhor nota média da escola costuma ser selecionado por meio da realização de um exame de conhecimento.
Outra opção para alunos da graduação ao doutorado é a bolsa CAPES. Para saber se existem bolsas disponíveis para o seu perfil de aluno, é necessário se atentar sempre às notícias no site oficial.