Coca Cola X Pepsi: A GUERRA DAS COLAS CONTINUA! Saiba tudo sobre essa BRIGA BILIONÁRIA
Gigantes do setor de bebidas inovam cada vez mais para superarem uma à outra; compra bilionária e outras novidades são algumas das armas usadas
As maiores marcas do ramo de bebidas, Coca Cola e Pepsi, não param de disputar o primeiro lugar na já antiga “guerra das colas”.
A rivalidade que existe desde os primórdios das empresas, em dado momento elevou o nível da briga literalmente até o espaço.
Conheça a história dessa guerra comercial e as atitudes que as marcas vêm tomando atualmente para conquistarem o pódio dessa verdadeira competição.
Coca Cola versus Pepsi: guerra de longa data
Não é de hoje que a tão conhecida “guerra das colas” permeia o mercado de bebidas no mundo todo.
A Coca Cola foi inventada em 1886 e, desde que a Pepsi chegou, doze anos depois, a primeira a lançar a bebida não tem sossego.
A disputa sempre foi acirrada e teve seu auge na década de 80, quando a Coca Cola elevou a disputa até o espaço.
Mais precisamente em 1985, a marca pioneira entrou em contato com a NASA para enviar a bebida na versão em latinha junto à missão do ônibus espacial Challenger. Ao saber da novidade, a Pepsi implorou para NASA autorizar que ela também enviasse a sua lata.
Com os envios permitidos, as duas marcas mandaram quatro latinhas cada uma. Em meio a polêmicas em que alguns astronautas não concordavam com o experimento, pelo aspecto considerado “depreciativo da ciência da missão”, outros participantes beberam os refrigerantes.
Com relação às latas, ambas as marcas cumpriram com o que era necessário, contudo, além de os refrigerantes terem perdido a característica gelada, devido à gravidade, as bebidas causaram desconfortos estomacais.
Depois desse feito astronômico, as empresas continuaram com sua disputa até os dias de hoje.
Guerra mais atual do que nunca
A batalha das marcas, pelo visto, está longe do fim.
Em 2021, foi feito uma nova compra por uma das marcas na tentativa de aniquilara outra: a Coca Cola investiu surpreendentes US$ 5,6 bilhões na BodyArmor, três anos depois de ter comprado a rede de café britânica Costa por pouco mais de US$ 5,1 bilhões.
Prometendo recuperar a energia dos atletas com uma bebida contendo eletrólitos, a BodyArmor é um investimento que a Coca Cola fez para competir com o Gatorade da PepsiCo.
Já em 2023, a Pepsi, por sua vez, voltou com a ideia de lançar uma bebida para competir com o sucesso Sprite da Coca Cola.
Como o sabor é bastante consumido, sobretudo no grande mercado dos Estados Unidos, a Pepsi continua tentando lançar também o refrigerante sabor limão.
Aniversário e investimento em projeto de Elon Musk
Bem mais recente, a Pepsi completou o seu 125º aniversário. Para comemorar, a marca tem feito uma grande campanha (veja o vídeo no final desta matéria). Um dos pontos-chave é a promoção de um jantar em que o protagonista, obviamente, será a própria Pepsi.
O evento acontecerá em outubro, na cidade de Nova York, onde a Pepsi irá disponibilizar um restaurante por uma semana em que fará uma conexão culinária entre a marca como todo (tanto bebida como sua identidade visual) e diversos tipos de pratos.
Outra novidade da Pepsi diz respeito ao seu investimento nos automóveis elétricos da Tesla. Há pouco tempo, a Pepsi começou a utilizar caminhões ligados ao segmento do bilionário Elon Musk.