MC DONALD’S na mira da JUSTIÇA BRASILEIRA? Entenda
Rede de fast food foi denunciada pela Justiça e pode ter que pagar valor alto por isso; multa ao Mc Donald’s pelo não cumprimento também é astronômica!
A maior rede de fast food do mundo, o Mc Donald’s está em maus lençóis com a justiça brasileira. O caso aconteceu em Curitiba.
Conhecida por ser pioneira em seu segmento e por ser o símbolo da supremacia e do consumo estadunidenses, a empresa pode ter que desembolsar milhões por erros cometidos no Brasil.
Veja a polêmica a seguir.
O Mc Donald’s
A multinacional Mc Donald’s sem dúvida é um caso de sucesso, não só em seu setor, mas em todas as esferas do mercado.
Fundado pelos irmãos Richard e Maurice McDonald em 1940, o restaurante trouxe uma nova forma de comercializar refeições.
Seu pioneirismo foi enxergado por Ray Kroc que, com uma jogada típica de um mestre empresário, tirou a empresa familiar dos criadores originais em 1955, tornando-a a potência dos dias de hoje.
Inclusive, tal história pode ser vista no filme Fome de Poder (2016), que conta exatamente a história da rede de restaurantes e a tomada de poder por Kroc, interpretado por Michael Keaton.
Assim, desde sua segunda gestão, o fast food mais famoso do mundo é conhecido por sua marca, sua alimentação padronizada e sua tradição. Além disso, o Mc Donald’s é bastante famoso por ser o primeiro emprego de muitos jovens, caso que ocorre também no Brasil.
Não por acaso, o conhecido restaurante tem sido alvo de investigação envolvendo adolescentes que trabalham no estabelecimento.
Restaurante pode ter que pagar conta alta no Brasil
Recentemente, o Mc Donald’s foi visitado por Paulo José de Oliveira de Nadai, juiz da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba, que encaminhou denúncia ao Tribunal Regional do Trabalho.
A acusação foi acatada pelo Tribunal Superior do Trabalho e, após apelação, o Ministério Público do Trabalho manteve a condenação.
Segundo a ação, a maior franqueadora do Mc Donald’s no Brasil, a Arcos Dourados, foi condenada por colocar adolescentes para trabalhar em chapas e fritadeiras, o que é crime no país.
Com isso, a Arcos Dourados terá que pagar uma indenização por danos coletivos. Inicialmente com o valor de R$ 2 milhões, tal indenização foi quadriplicada pela Corte que recebeu o apelo do Ministério Público do Trabalho.
Além disso, a franqueadora deverá cumprir o pagamento no prazo de 15 dias, determinado pelo TST, a contar do dia da decisão, 30 de agosto.
Caso a decisão não seja cumprida, a Arcos Dourados terá multa de R$ 1 mil por dia.
Tal condenação baseia-se no fato de que o tipo de trabalho em questão representa risco à saúde do jovem, conforme colocado pelo TST:
[…] o menor adolescente não deve trabalhar em condições que ofereçam qualquer risco à sua saúde, integridade física e moral, ainda que sejam oferecidos os equipamentos de proteção individual.
Vale destacar que a franqueadora do Mc Donald’s ainda pode recorrer da decisão.