BOMBA! Motoristas vão ter despesa EXTRA em SETEMBRO! Confira se seu carro está na lista
Quem é proprietário de um veículo, sabe muito bem que para poder circular é necessário estar com tudo em dia. E para a tristeza de alguns, agora em setembro terão uma despesa extra!
Com a correria do dia a dia, muitos motoristas acabam se esquecendo de alguns compromissos, e é preciso estar bem atento porque no mês de setembro alguns vão ter uma despesa extra.
Lembrando que, para poder transitar, o veículo precisa estar com toda a documentação regularizada, caso contrário, há um grande risco de ser rebocado e sem falar na multa pesada.
Vale a pena continuar a leitura e confirar se seu carro está incluído na lista!
Confira agora se seu carro está na lista
Se você mora no estado do Paraná e possui um carro, preste bastante atenção nessa notícia, senão poderá ter uma imensa dor de cabeça.
Para quem possui veículos com placas de final 3, 4 e 5, é importante lembrar que o licenciamento anual vence em setembro, que é um documento obrigatório para circular em vias públicas e rodovias.
É um documento que deve ser renovado todos os anos por todos os donos de veículos automotores terrestres registrados no Brasil.
Se por um acaso o motorista for pego com um carro que não esteja licenciado, estará cometendo uma infração gravíssima, além da apreensão do veículo.
De acordo com o Artigo 230 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro -, a multa por conduzir um carro sem o devido licenciamento é de R$ 293,47 e perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Em 2023, o valor do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) no estado do Paraná é único para todos os veículos, sendo de R$ 90,94.
Portanto, o prazo para o pagamento vence ao longo do mês, e o Detran-PR orienta os motoristas a ficarem atentos para não perderem o prazo, uma vez que para poder transitar livremente, é necessário estar com o documento em dia.
Lembrando que os veículos com placas de final 1 e 2, o licenciamento foi no mês de agosto. Já aqueles com final 6,7 e 8 será em outubro, e por fim, carros com placas final 9 e 0, em novembro.
Como fazer para tirar o CRLV
Desde o dia 1º de janeiro de 2021, o documento não é mais emitido em papel, e apenas na versão digital, que é o CRLV-e.
Para poder emiti-lo, o Detran do Paraná disponibiliza algumas opções: através do portal do Detran-PR, que pode ser impresso em formato PDF em qualquer impressora, ou por meio dos aplicativos Detran Inteligente ou Carteira Digital de Trânsito.
Dessa forma, os condutores podem apresentar o documento impresso em papel ou diretamente no smartphone.
Agora, se constar algum débito referente ao veículo, é necessário fazer a quitação primeiro. E assim que constar no sistema o pagamento, o Certificado é emitido em até 3 dias.
Em relação ao pagamento, ele pode ser feito em caixas eletrônicos, via PIX ou pelo internet banking dos bancos credenciados.
Como o órgão não envia nenhum alerta aos proprietários dos veículos, é preciso estar atento aos prazos.
Além do CRLV, os motoristas devem atentar ao prazo de pagamento do IPVA, cujas datas são definidas pelo Detran, e geralmente é no início do ano, e tem como base o número final da placa.
Da mesma forma que o licenciamento, se o motorista for flagrado com o IPVA atualizado, será passível de multa e apreensão do veículo.