2023 terá HORÁRIO DE VERÃO? Entenda
Decisão pode ser tomada em breve por governo; entenda os motivos para possível retorno.
O horário de verão sempre foi um dos hábitos mais costumeiros dos brasileiros. Muitos reclamam por sair cedo demais de casa e com o céu ainda muito escuro, enquanto outros adoram aproveitar para dar uma esticadinha depois do expediente na praia.
Desta forma, é necessário dizer que as opiniões são bastante misturadas a respeito desta iniciativa, que figurou por boa parte da história dos governos brasileiros, ainda que tenha sido suspensa por Jair Bolsonaro em seu último mandato.
Desta forma, boa parte da população brasileira ainda sente falta do horário de verão. E por isso o governo de Luiz Inácio Lula da Silva ainda estuda a retomada do conhecido método de economia de energia para este fim de ano.
Até o ano de 2019, esse horário era iniciado em outubro e ia até fevereiro. A Rede Globo chamava a atenção de todos para o ajuste do relógio. Dessa forma era possível obter mais luz natural, diminuindo assim a conta de luz da população brasileira.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a volta do horário de verão segue sendo uma possibilidade real por parte do governo do PT, e estudos estão sendo consistentemente realizados por conta disso, com as novas notícias podem chegar ao grande público em breve.
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a fazer uma enquete logo após vencer as eleições a respeito do horário de verão, com a população decidindo pela volta dele.
Agora é aguardar os próximos capítulos desta iniciativa. Criado por Getúlio Vargas, ainda na década de 30, o horário de verão foi extinto em 2019. Atualmente é utilizado em mais de 30 países como forma de economia, apesar de ter algumas informações contestadas por parte das autoridades.
De acordo com o governo brasileiro, mudanças de hábitos dos consumidores e também os avanços ocasionados pela tecnologia provocaram uma mudança e retiraram o horário de verão do cronograma oficial.
“Com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de máximo consumo (ponta do sistema) para a noite, que poderia ser reduzida com a adoção da política”, declarou o MME em nota oficial.
O motivo da eliminação do horário de verão também foi esclarecido pelo órgão do Governo Lula.
“Não foi identificada economia significativa de energia, pois a redução observada no horário de maior consumo, ou seja, das 18h às 21h, é compensada pelo aumento da demanda em outros períodos do dia, especialmente no início da manhã”, concluiu.
Horário de verão divide opiniões
É necessário dizer que muitos brasileiros reclamam consistentemente de terem que saírem muito cedo e encararem o início de dia com um breu daqueles. A principal preocupação é com a segurança das pessoas, sendo possível notar que muitos saem como se estivéssemos às 5h da manhã de um dia comum.
No entanto, é comum ver muitos brasileiros indo para as praias, principalmente os cariocas, após às 18h de um dia de verão e extremamente ensolarado, pernoitando nas areias das belíssimas praias do Rio de Janeiro, um dos lugares mais lindos de todo o mundo.