Como tirar CARTEIRA DE HABILITAÇÃO de graça? Entenda
Novos motoristas contarão com chance de tirar a CNH; confira como.
Tirar a carteira de motorista é um sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Imagina conseguir isso de graça. Uma maravilha!
Mesmo com os problemas do país, o mais recente deles envolvendo a Uber, que foi condenada pela justiça a pagar uma multa de R$ 1 bilhão, cada vez mais pessoas desejam ter acesso a um automóvel zero.
No entanto, para poder pilotá-lo, é necessário possuir uma carteira de habilitação, o que envolve custos exacerbados na maioria das vezes.
Porém, não no Rio Grande do Norte! O Detran potiguar vai abrir mil vagas gratuitas para pessoas que não tem condições de pagar por uma carteira, mas que estejam inscritas no CadÚnico.
Quem também estiver presente nos programas sociais do Governo Lula poderá obter a chance de emitir a sua carteira de habilitação.
Serão ofertadas oportunidades para todas as carteiras disponíveis, sejam de motos, carros e até D e E. As despesas do curso serão pagas pelo governo do Rio Grande do Norte.
Para a categoria A, serão 1000 vagas. Para a B, 350 vagas. Na C, 50. Na categoria D, a mesma quantidade, assim como na E.
Para se inscrever, basta ir ao portal de serviços do Detran potiguar. Também é necessário ser alfabetizado, ter no mínimo 18 anos e morar faz 1 ano no Rio Grande do Norte.
Quem quer tirar carteira vai ter dificuldades para virar Uber…
Aqueles que quiserem tirar carteira para virar Uber vão enfrentar um belo desafio, já que a justiça brasileira determinou uma multa pesadíssima de R$ 1 bilhão contra a empresa americana.
Além disso, a empresa de serviços terá de contratar todos os motoristas pela CLT, respeitando as leis trabalhistas do Brasil. E também terá de dar férias, 13º e respeitar as 40 horas semanais.
Desta forma, é possível que a empresa até pense em retirar as operações em território brasileiro. Ela já disse que não irá cumprir as leis judiciais determinadas, as quais considera “absurdas”.
Isso está deixando muito trabalhadores de cabelo em pé, já que eles escolhem a Uber justamente pela oportunidade de fazerem o próprio horário e muito mais.
E isso faria com que muitas pessoas ficassem extremamente desconfortáveis com as novas modalidades de funcionamento da Uber no país, assim como desmotivaria muitos jovens que desejam tirar a carteira de motorista para trabalhar no aplicativo.
“A decisão representa um entendimento isolado e contrário à jurisprudência que vem sendo estabelecida pela segunda instância do próprio Tribunal Regional de São Paulo em julgamentos realizados desde 2017, além de outros Tribunais Regionais e o Tribunal Superior do Trabalho”, afirma a empresa.
A Uber prossegue com sua explanação a respeito:
“O STJ (Superior Tribunal de Justiça), desde 2019, vem decidindo que os motoristas não mantêm relação hierárquica com a empresa porque seus serviços são prestados de forma eventual, sem horários pré-estabelecidos, e não recebem salário fixo, o que descaracteriza o vínculo empregatício””, declarou a Uber.
E você? Acredita que a Uber sairá do nosso país por conta desta decisão considerada arbitrária pela própria empresa de serviços?