Banco Central solta uma BOMBA no seu bolso hoje e VOCÊ PRECISA SABER DE TUDO
Confira decisão que autarquia poderá tomar; impacto na economia pode ser grande
O Banco Central é uma das entidades mais importantes da economia brasileira, afinal toma conta boa parte do que é referência no setor econômico de nosso país, como a taxa básica de juros, a Selic.
No Hora Um, telejornal da madrugada da Rede Globo, o âncora Roberto Kovalick deu uma notícia que pode cair como uma bomba para o povo brasileiro.
Trata-se de uma iniciativa do Banco Central para reduzir a taxa de juros, o que pode melhorar e muito a roda da economia brasileira.
“O Comitê de Política Monetária do Banco Central divulga hoje a nova taxa básica de juros da economia. A expectativa do mercado é a redução em 0,5%, o que levaria a taxa para 12,75%”, declarou o jornalista.
Além disso, outro motivo dado para a redução da Selic pelo Banco Central é a projeção de melhora na economia do país, com um aumento espetacular no PIB.
“O Banco Central divulgou o desempenho do Produto Interno Bruto do país. O índice apontou um crescimento da economia de 0,44% em julho com relação ao mês anterior. Neste ano, a alta é de 3,22%”, afirmou.
Em um país que conta com três pessoas inadimplentes a cada 10, é importante que juros baixos possam estar presentes na tentativa de fomentar a economia e fazer com que seus nomes possam ficar positivados e aptos para receberem crédito.
“A taxa básica ela dá a intenção dos juros, que vão mexer no nosso bolso, agora os juros mesmo, quando batem no bolso, são muito mais altos. Porém, com a taxa básica caindo, a gente espera que os juros que nós pagamos também caiam”, encerrou Kovalick.
A taxa de juros é alvo de uma disputa muito grande entre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e também Luiz Inácio Lula e Fernando Haddad, representantes do atual governo.
Os governantes dizem que uma taxa altíssima representa uma parada na economia, o que faz com que a roda econômica demore a girar e faz com que mais brasileiros tenham dificuldades para honrar seus compromissos.
Desta forma, é esperado que os embates entre as autoridades brasileiras diminuam. Uma das grandes vontades do governo brasileiro é acabar com a autonomia do Banco Central, retomando o controle sobre a instituição máxima financeira do país.
Essa discussão tem motivado protestos constantes por parte de militantes, inclusive com um deles sendo realizado em São Paulo na manhã desta quarta-feira.
Banco Central quer mudar o Pix
O Banco Central também deseja efetuar mudanças importantes com relação ao Pix, um dos principais métodos de transferências do país atualmente.
Entre as ideias, está a criação do Pix off-line, em que não será mais necessário estar conectado com a internet para efetuar pagamentos.
Além disso, é esperado que também seja possível pagar passagens de ônibus e dos demais transportes públicos com o método de transações financeiras. Isso seria um avanço enorme, já que atualmente ainda não existe tal possibilidade. Porém, já é possível utilizar o Pix para pagar contas e compras no mercado, o que é um claro avanço.