Novo BENEFÍCIO aprovado para beneficiários do Bolsa Família
Os beneficiários do Bolsa Família já têm motivos para comemorar. Acaba de ser aprovado mais um benefício!
Além da possibilidade de receber até R$ 900 por mês, um novo benefício foi aprovado para quem tem direito Bolsa Família.
É um benefício há muito tempo esperado, pois é uma despesa que comprometia praticamente todo o orçamento mensal.
Continue a leitura e conheça todos os detalhes do mais novo benefício concedido aos beneficiários do Bolsa Família!
Conheça o mais novo benefício do Bolsa Família
Os mais de 50 milhões de beneficiários do Bolsa Família receberam uma excelente notícia e muitos já estão comemorando o mais novo benefício concedido.
A partir de agora, eles têm acesso de forma gratuita a todos os medicamentos que compõem o programa Farmácia Popular.
Anteriormente, grande parte desses medicamentos eram oferecidos com desconto, como para remédios para tratar osteoporose.
Com o novo benefício, quem recebe o Bolsa Família, além dos medicamentos que já eram gratuitos para asma, hipertensão e diabetes, terá acesso a 40 medicamentos indicados para o tratamento de diversas doenças.
Além disso, o Governo Federal pretende ampliar a rede de farmácias e drogarias, especialmente em locais de maior vulnerabilidade, com foco em municípios do Norte e Nordeste.
Serão mais de 35 mil farmácias na rede privada credenciadas em cerca de 811 municípios, estendendo assim o acesso à saúde para um maior número de pessoas.
Com os novos credenciamentos, o Governo prevê que até o fim do ano o Farmácia Popular esteja presente em mais de 5 mil municípios brasileiros, o que equivale a 93% de todo o território nacional.
Outra novidade se estendeu aos Povos Originários, onde todos os medicamentos que integram o programa podem ser retirados gratuitamente, e basta um representante para retirá-los, de forma a evitar o deslocamento de muitas pessoas.
Vale mencionar que o Programa Farmácia Popular do Brasil disponibiliza medicamentos de forma subsidiada para o tratamento de Parkinson, glaucoma, dislipidemia e glaucoma.
No caso de fraldas geriátricas, o paciente com idade igual ou acima de 60 anos ou com deficiência, deve apresentar a prescrição médica ou laudo atestando a necessidade do uso.
E em situações de pacientes acamados ou impedidos de se dirigir à farmácia, um representante legal ou procurador pode fazer a retirada do medicamento, devendo apresentar os documentos exigidos. Além da receita médica, bem como os documentos do beneficiário.
O novo benefício terá como prioridade a saúde da mulher, e agora terá acesso gratuito a medicamentos para tratar a osteoporose e contraceptivos, os quais eram anteriormente adquiridos com desconto.
Como o beneficiário do Bolsa Família pode retirar o medicamento
Um dos maiores diferenciais do programa Farmácia Popular é a acessibilidade e a facilidade no momento de retirar os medicamentos gratuitos.
É só se dirigir a uma farmácia credenciada e mostrar a receita médica, devidamente assinada, datada e carimbada pelo médico.
O beneficiário deve apresentar um documento de identificação com foto e CPF. Como o sistema é automatizado, não há a necessidade de comprovar o vínculo com o Bolsa Família, logo, não é preciso realizar nenhum tipo de cadastro.
Esse programa foi criado em 2004, visando servir de complemento para a assistência farmacêutica proporcionada pelo SUS, de maneira que a população de baixa renda não interrompesse um determinado tratamento pela falta de condições financeiras.