Aumento para ALGUNS BENEFICIÁRIOS DO INSS: saiba quais
Como já informamos aqui, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos órgãos federais de maior importância do país.
Idealizada como uma autarquia, ou seja, é ligada ao Governo Federal mas possui sua própria autonomia e com isso, acaba sendo responsável por pagamentos e garantias socioeconomicas a millhões de brasileiros.
E uma classe de segurados acaba de receber uma ótima notícia que pode influenciar positivamente um grande número de pessoas.
Entenda tudo mais a seguir.
Aumento para aposentados e pensionistas do INSS
Aposentados e pensionistas ganharam um bom motivo para comemorar. Isso porque o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um anúncio sobre a possibilidade de aumento de seus ganhos.
Como se sabe, eles pertencem a uma categoria que recebe pelo menos um salário mínimo dependendo somente do tipo de contribuição de cada segurado.
Aparentemente, o Governo Lula aprovou um aumento de 9% para todos aqueles que exercem funções de servidores federais civis do Poder Executivo. O mesmo vale para quem trabalha nas autarquias e fundações.
Pois bem, esta norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 15 de setembro e ela afeta basicamente dois benefícios do INSS: Pensão por morte e aposentadoria por invalidez.
E é aí que o presidente quer garantir mais ganhos à esses segurados.
A única coisa que está sendo debatida é a porcentagem para os reajustes. Se for pensão por morte, seria de 20% a 30% podendo restituir ao valor integral de 100% desde que o segurado tenha dois ou mais dependentes.
No caso da aposentadoria por invalidez, o que está sendo pensado é no aumento significativo dos valores pagos aos beneficiários e com um interessante acréscimo de 110%.
Pagamentos começaram nesta segunda-feira
A saber, o Governo Federal começou a pagar na nesta segunda-feira (25) os benefícios do INSS e setembro para aposentados, pensionistas e os titulares de auxílios que recebam até um salário mínimo (R$ 1.320).
Os depósitos vão até o dia 06 de outubro.
O calendário divulgado leva em conta o número final do cartão que a pessoa usa para receber o dinheiro, sem considerar o dígito verificador que aparece após o traço. Em primeiro lugar, o crédito é feito para os que têm final de benefício 1. No dia seguinte, para os de final 2 e assim por diante, sempre em dias úteis.
Já os segurados que são aposentados ou pensionistas com benefícios acima do piso nacional começam a receber seus pagamentos somente no dia 2 de outubro. Os primeiros a sacar serão aqueles com final de benefício 1 e 6. Tanto quem recebe acima ou abaixo do mínimo, os depósitos seguem até o dia 06 de outubro.
Para saber todas as informações, basta acessar o aplicativo ou o portal Meu INSS e selecionar a opção Extrato de pagamento de benefício.
Outra forma de fazer uma consulta é por meio da Central de Atendimento 135 informando o número do CPF e confirmando algumas informações cadastrais. O atendimento está sempre disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.