Mudança deixa MUITA GENTE em choque com o INSS
Nos últimos meses, o governo vem implementando um conjunto de mudanças. E uma delas foi no INSS, deixando muitos beneficiários chocados!
Uma mudança recente no INSS está tirando o sono de muitos beneficiários, tanto de aposentados, como de quem recebe outros benefícios.
Daí a importância de buscar informações atualizadas e ficar atento a qualquer nova medida tomada pelo governo.
Para quem faz parte da lista de beneficiários do INSS, é essencial continuar a leitura e saber tudo sobre essa mudança!
Saiba tudo sobre a mudança no INSS
Uma notícia divulgada nesta terça-feira (26) tem deixado os milhões de beneficiários do INSS muito preocupados, uma vez que o governo tomou a decisão de fazer um pente-fino em todos os benefícios.
Essa medida tem como principal objetivo afastar qualquer possibilidade de fraude e que todos os benefícios concedidos pelo INSS estejam dentro das regras, particularmente o grupo de aposentados por invalidez, quem recebe auxílio-doença e BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Além desse grupo, beneficiários que recebem auxílio-reclusão, pensão por morte e salário-maternidade também estão sendo submetidos a um processo de revisão.
Portanto, os beneficiários receberão uma carta do INSS para fazer a perícia médica ou reavaliar o benefício. Agora, quem foi convocado e não compareceu, corre o risco de ter o benefício suspenso.
Daí a importância de ficar atento a qualquer tipo de convocação recebida e assim, atualizar o cadastro e prestar as informações solicitadas pelo órgão.
A perícia médica revisional visa analisar a incapacidade do segurado para o trabalho ou a existência de uma deficiência, onde o beneficiário precisa apresentar a documentação que comprove sua condição.
No dia agendado para a perícia, é necessário levar os laudos médicos originais, exames, registros de tratamentos e prescrições, bem como informações sobre o início da incapacidade e se existe previsão de recuperação e o prazo.
Lembrando que o pente-fino não tem por objetivo cancelar os benefícios, mas identificar possíveis irregularidades e inconsistências, dando ao segurado a possibilidade de atualizar seus dados, além é claro, de assegurar que todos os benefícios concedidos estejam dentro das normas estabelecidas.
De acordo com fontes do governo, essa medida prevê uma economia de R$ 18,14 bilhões até o final de 2024 e de R$ 34,74 bilhões até 2025.
Confira quais os beneficiários isentos do pente-fino
Alguns segurados do INSS não passarão pelo pente-fino, como o caso de aposentados por invalidez com 60 anos, ou que, após completarem 55 anos ou mais, já se tenha passado mais de 15 anos da concessão do benefício.
Portadores de HIV aposentados por invalidez também estão isentos da revisão, bem como aposentados por idade, por tempo de contribuição e pontos.
Nesses casos, não há motivo de preocupação, uma vez que seus benefícios são protegidos pela lei previdenciária.
Contudo, é indispensável que este grupo de segurados mantenham seus cadastros atualizados, além de estarem enquadrados nos requisitos exigidos.
Agora, em situações em que o benefício foi suspenso ou mesmo cancelado, é possível recorrer da decisão até 30 dias após a notificação do INSS, sendo necessário apresentar documentos que atestem a sua condição, logo, o seu direito de receber.
Mas, em caso de recurso na Justiça, o prazo é de até 60 dias após o recebimento do comunicado.