Caixa faz ANÚNCIO IMPORTANTE: você está sabendo?
Conheça uma novidade que vai mexer com o mercado financeiro. Entenda tudo.
A Caixa Econômica Federal (CAIXA) é um dos bancos mais importantes do Brasil. A instituição financeira faz parte do Poder Executivo e é responsável por pagamento de benefícios a milhões de brasileiros e brasileiras.
Qualquer informação sobre esse poderoso banco público mexe com a vida de muitas pessoas e por isso as notícias devem ser bem analisadas tanto pelas autoridades quanto pelo povo.
E é exatamente sobre uma nova medida que vamos falar no artigo abaixo. Confira!
CAIXA anuncia nova moeda
Para quem não sabe, em breve o Brasil vai ter uma nova moeda. Mas calma, que ninguém vai precisar se desfazer do velho e bom Real.
Apenas ele vai ficar mais moderno e digital. Aliás, esse é nome: Real Digital. Ou Drex, que deve começar a operar no mercado financeiro de modo mais efetivo e definitivo a partir de 2024 até 2025.
Aliás, alguns bancos e cooperativas de crédito já começaram a testar a nova moeda em algumas transações de compras de produtos, por exemplo.
Para quem não estiver muito familiarizado com o assunto, o Drex seria uma Central Bank Digital Currency (CBDC), que em português significa Moeda Digital de Banco Central. Pertence à mesma família do Pix.
Já a sigla corresponde às iniciais das palavras Digital Real Eletrônico Transação. O mesmo já está sendo testado pela CAIXA com base em simulação da conversão do saldo de alguma reserva bancária para uma carteira de real digital.
O banco estatal vai participar através de um consórcio envolvendo a Microsoft, de Bill Gates e a operadora Elo.
Drex ou Pix?
Drex e Pix fazem parte de uma mesma marca do Banco Central do Brasil. O “x” ao final seria essa consolidação visto que é a única letra que não teria um significado dentro das palavras.
Apesar disso, cada um opera de um jeito dentro das operações financeiras e como tal devem ser diferenciadas para não haver equívocos.
O Pix é o famoso e bastante utilizado Pagamento Instantâneo que tem dominado as transações de hoje em dia. Recentemente, foi estabelecido um novo recorde no país com mais de R$ 150 milhões de movimentações em um só dia.
Já o Drex seria, de fato, uma moeda só que virtual. Será a mesma representação do nosso Real porém no mundo digital. Assim sendo, 1 Drex será igual a R$ 1.
Entre Pix e Drex não há o objetivo de um substituir o outro mas sim de se complementarem. Por isso, a participação de um banco forte como a CAIXA para garantir força ao sistema.
A ideia principal do Banco Central é garantir mais agilidade e segurança para as transações financeiras no país.
Porém, os custos não foram definidos pela instituição. Aparentemente, a decisão quanto a isso será dos bancos, corretoras e atrelados que resolverem adotar o sistema.
Para tentar fazer o leitor nos compreender melhor, selecionamos um vídeo interessante feito pelo próprio Banco Central do Brasil. Assista: