PENTE FINO no INSS causa DESESPERO em alguns beneficiários: saiba a razão
O INSS está fazendo um pente fino e alguns beneficiários estão apavorados. O que está acontecendo?
O INSS é o responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões e muitos outros benefícios sociais. No entanto, o órgão está fazendo uma varredura, deixando alguns beneficiários em pânico.
Por isso é tão importante estar por dentro das últimas notícias divulgadas e cumprir todas as exigências do INSS.
Continue aqui e entenda em detalhes o pente fino que o INSS vem fazendo!
Entenda tudo sobre o pente fino no INSS
Muitos beneficiários do INSS estão apavorados com a última notícia divulgada: o INSS está realizando um pente fino, o que pode afetar diretamente a vida de milhões de brasileiros.
Essa medida foi tomada para averiguar se realmente os segurados estão enquadrados nas regras estabelecidas, ou seja, se cumprem os requisitados necessários para ter acesso ao benefício.
Mas é importante deixar claro que essa análise é direcionada a determinados grupos e não envolve todos os beneficiários.
Entre os grupos que estão sendo verificados, podemos destacar:
- Quem recebe aposentadoria por invalidez devido à incapacidade permanente de trabalho, depois da implementação da Reforma Previdenciária;
- Pessoas com direito à auxílio-doença por incapacidade temporária, também após a Reforma da Previdência;
- Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada – BPC.
Segundo a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, o objetivo do pente fino no INSS é identificar irregularidades, uma vez que houve um aumento considerável na concessão de benefícios.
Dessa forma, muitos benefícios previdenciários passarão por uma revisão, especialmente os segurados que não estão com os dados completos ou não cadastrados na Previdência.
Por exemplo, uma pessoa que recebe o auxílio-doença por incapacidade temporária e não realizou a perícia médica, deverá ser convocada. Ou mesmo quando continua a receber o auxílio-doença e retornou ao trabalho.
Já no caso do BPC, cidadãos que recebem esse benefício, mas que não se submeteram a uma revisão há mais de dois anos, também serão analisados, como também aqueles que não comprovaram a baixa renda e estão com o cadastro no CadÚnico desatualizado.
E o mesmo acontece para quem recebe a aposentadoria por invalidez, particularmente aqueles com perícia médica atrasada ou com incapacidade temporária.
São diversas situações que estão sendo analisadas. Sendo assim, todos que forem chamados pelo INSS, se não comparecerem, há uma grande chance de terem o benefício cortado.
Por fim, é importante destacar que o benefício não é suspenso do dia para a noite. A pessoa será notificada e terá um prazo para apresentar os documentos que comprovem sua condição, além de passar por uma nova perícia médica.
Quais beneficiários não passam pelo pente fino do INSS
Como mencionado acima, o pente fino do INSS não engloba todas as pessoas, inclusive alguns grupos não serão analisados.
Esse é o caso de segurados com 55 anos ou mais que recebem aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença há mais de 15 anos, bem como aposentados por incapacidade com mais de 60 anos e portadores de HIV que recebem o benefício há mais de 10 anos.
Se por um acaso você se enquadra em alguma dessas situações e mesmo assim foi notificado, é importante buscar ajuda de um advogado especializado, uma vez que não precisa passar por essa revisão.