Saída Maternidade 2022: tudo que você deve saber

Vamos falar da tradição que carrega a importância da saída maternidade. É a primeira roupinha após o nascimento do bebê que marca um momento maravilhoso, carregado de emoção e alegria: a hora da mamãe e do recém-nascido irem para a casa.

Depois do enxoval do nenê, a escolha do primeiro look em que o mais novo membro da família vai usar para encarar o mundo lá fora e encontrar seu novo lar é a hora exata de fazer os primeiros registros. E essa é a oportunidade ideal para tirar fotos da mãe, do pai e, principalmente, da estrela principal: o anjinho.

Geralmente, a saída maternidade é a composição de uma manta com um mini-macacão bem fofinho e muito arrumado. No entanto, vamos te mostrar segredinhos para deixar esse momento mais único do que usualmente se vê nos dias de hoje. Acompanhe até o final.

Quando se deve usar a saída de maternidade?

A resposta a essa pergunta pode até parecer um pouco óbvia, no entanto, é uma dúvida até que bem comum. A grande maioria das mamães guardam um sentimento muito forte neste conjunto de roupa e acaba por decidir usá-lo em outras ocasiões com o recém-nascido.

Definir que tipo de roupa o bebê vai usar neste momento único da vida é algo especial. Pode ser uma saída maternidade tricot leve e arejada, dependendo de sua região. Todavia, sabemos que a escolha mais presente é sempre o agradável e confortante algodão 100%.

Sem demora, algumas pessoas acreditam que essa roupa só pode ser usada na saída, mesmo! Ou que não pode haver mais de uma, por causa da importância da roupinha do bebê.

Lógico que isso varia muito de família para família (cada uma com seu costume), contudo, no geral, é importante levar de duas a quatro saídas maternidade, seguido do mesmo número de roupas de troca.

Essas roupinhas devem ser aquelas que vão ser usadas nos momentos de descanso, pós banho, para amamentar e devem ser bem confortáveis. Indicamos que as saídas sejam usadas nas fotos do bebê com a mamãe e o papai, na visita da família e no dia da saída.

Algumas pessoas usam na primeira ida à igreja e é um ótimo momento, também.

Existe um tecido recomendado para saída maternidade

Como já falamos, há de se considerar as tradições familiares quando o assunto é saída de maternidade. A roupinha pode e deve ser confeccionada em praticamente todo o tipo de tecido existente. Muito embora, o mais importante é se atentar à composição das peças.  

O que usualmente você deve considerar são os mais comumente usados: algodão e plush. O toque agora fica por conta da escolha de um ou do outro: a estação do ano e a temperatura, o famoso clima, que vai fazer quando o bebê vir ao mundo.

Saída de maternidade em climas quentes

Nós sabemos que o algodão se trata de fibra natural e essa característica permite que a pele do recém-nascido respire, pois há troca do ar de fora e de dentro com frequência. Esse é o motivo de indicarmos esse tipo de tecido para épocas de calor. Quando você ver os modelos nesse tipo de malha, vai perceber serem bem confortáveis.

O friozinho pede uma saída mais composta

Plush é uma palavra meio difícil de encontrar por aí, mas a saída maternidade desse estilo é bem conhecida, principalmente se o baby vai chegar ao mundo em climas frios. Bem macio, aveludado, esse tipo de material vai manter a temperatura do anjinho bem quentinha.

Kit saída maternidade com malinha

Além da roupinha, a mamãe deve ter preparado na malinha outros produtos que são essenciais para o bem-estar desse bebê. O papai é o principal responsável por transportar a bolsa com todos os pertences do recém-nascido e que vão integrar o kit perfeito.

Entre os principais itens que não se podem deixar de levar para esse momento especial estão:

  • Fraldas
  • Toalhas de algodão (com nome bordado né, pois caprichamos para os ‘babys’)
  • Mijões
  • Algodão
  • Perfuminho
  • Escova de cabelo
  • Shampoo
  • Sabonete líquido (glicerinado)
  • Mantas
  • Meias
  • Luvinhas

Como deve ser a saída da maternidade quando o bebê é menino?

Vamos abordar ideias de composições interessantes para a saída de maternidade – certamente você, mamãe e/ou o papai, se identificará mais em relação a estilo com uma, ou outra. É bom buscar estas alternativas em uma loja infantil online. O objetivo maior sempre deve ser ter o máximo de conforto, fofura e estilo possível.

  • Clássico: um macacãozinho de uma única cor (de preferência, uma cor pastel, mais suave) ou no máximo duas cores, com combinações geométricas, touquinha fazendo contraste e acessórios finalizando a composição;
  • Estiloso: há locais especializados em personalizar as saídas de maternidade e adaptar uma vestimenta com uma vibe de um gênero musical específico ou algo do tipo. Substituir a touca por um bonezinho de algodão e brincar com as possibilidades.
  • Temática: há um nicho que produz saída de maternidade criada especificamente para esse momento, que pode, por exemplo, criar mini-macacões baseados em personagens de animes, por exemplo. Um capuz com orelhinhas e luvas de patinhas de um Pokémon pode fazer com que o bebê fique a coisinha mais linda do mundo dentro do tema que você escolher.

Qual a cor de roupa para o bebê sair da maternidade de acordo com o sexo?

O mundo mudou e as convenções de só usar as cores azul para menino e rosa para as meninas, também ficou para trás. Apesar disso, há quem se identifique com o clássico, que é geralmente marcado por cores claras e vibrantes. Assim, vamos mostrar uma abordagem muito mais interessante, apontando o significado contemporâneo de algumas cores.

Amarelo

A cor do sol, do ouro, não à toa ela traz consigo um conceito forte de prosperidade e sorte. Cabe aqui dizer uma curiosidade: alguns lugares acreditam que a saída maternidade amarela protege o nenê da icterícia (coloração amarelada na pele, olhos e/ou mucosa). 

Azul

Ainda olhando para cima, o azul reflete a cor do céu, do mar profundo e tem significado de tranquilidade, equilíbrio, ponderação, calma. É uma cor que está, cada vez mais, sendo escolhida para saídas de maternidade de bebês meninas (femininas).

Branco

Branco, em praticamente todas as culturas, quer dizer paz! Todavia, também leveza, pureza, inocência, ternura e afins. Esta cor nunca erra.

Rosa

O nome da flor lembra beleza e doçura. O significado dessa cor é exatamente o que ela faz lembrar: amor, felicidade, beleza, afeto, carinho e tudo o que for suave e brando, mas gentil. 

Vermelho

A cor carrega bastante energia. É linda e suscita proteção. Não é à toa que é das mais usadas (assim como o amarelo), pois há tradições que acreditam na capacidade de o vermelho proteger o bebê contra o mau-olhado.

Conclusão

Com todos esses detalhes, desde cores, tipos de tecidos, momento e clima certos para usar a saída maternidade, acreditamos que você não está apenas preparada(o) para esse momento único, como também vai poder levar estas dicas para outras pessoas que talvez ainda tenham algumas dúvidas sobre o assunto.

Lembramos que as tradições familiares ainda contam bastante e conversar sobre elas com as gerações mais antigas dentro da sua árvore genealógica vai exercer um efeito surpreendente durante essa fase maravilhosa e cheia de emoções!

Post Anterior: Quais Canais São Gratuitos Com O Fire TV Stick?

você pode gostar também