Seleção PEDE para NÃO JOGAR as Eliminatórias da Copa: ENTENDA
Decisão pode ser entendida com motivos econômicos e esportivos
A Copa do Mundo de 2030 nem começou mas a decisão da FIFA de levá-la para seis países em três continentes já causa repercussão no mundo do futebol.
Tanta que a Seleção Brasileira cogita sequer participar das Eliminatórias.
Para entender toda essa polêmica, leia nosso artigo abaixo!
Seleção Brasileira não quer jogar Eliminatórias
Como citado anteriormente, a FIFA decidiu fazer uma Copa do Mundo diferente.
Em 2030, a entidade máxima do futebol quer que os jogos de abertura sejam disputados no Uruguai, por conta dos 100 anos do primeiro mundial, em 1930, na Argentina, atual campeã e Paraguai, sede da Conmebol.
Após isso, os jogos passam a ser uma semana depois na Espanha e em Portugal, no continente europeu, e Marrocos, na África.
Desse modo, todos estes seis países já teriam vaga assegurada na Copa do Mundo por serem os anfitriões.
Assim sendo, o Brasil e sua seleção, através da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), entendem que a competição eliminatória que garante as vagas da América do Sul para o mundial de seleções perderia poderio econômico e atrativo esportivo sem duas de suas principais forças.
A Seleção entende que não faz muito sentido um dos países mais fortes, até hoje o maior campeão das Copas e sempre presente disputar contra seleções mais fracas.
Assim sendo, a CBF defende uma ampla revisão do formato das Eliminatórias e quem sabe, abrir espaço para outros países.
A ideia do presidente da entidade brasileira, Ednaldo Rodrigues, é se reunir com o mandatário da Conmebol, Alejandro Domínguez, e discutir um formato onde as seleções da Europa possam participar.
Atualmente, as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa 2026 têm dez países participantes para disputar seis vagas e uma repescagem. São 18 jogos para eliminar somente três times.
Com as vagas asseguradas de Argentina, Paraguai e Uruguai, não se sabe como será o regulamento visando a Copa de 2030, pois neste caso somente um país ficaria de fora o que faz zero sentido no âmbito esportivo.
Por isso, a CBF defende que a Seleção Brasileira jogue contra os times europeus numa espécie de eliminatória global onde todos podem se enfrentar em diferentes grupos abrindo espaço até mesmo para países da Ásia, Oceania e Américas Central e do Norte.
Repercussão não é boa
Nas redes sociais, na imprensa e ao redor do mundo, nem todo mundo parece concordar com a ideia de uma Copa do Mundo ou Eliminatórias nesse formato.
Amantes de futebol de todo o mundo não compreendem como não manter o mesmo formato de antes sem precisar acrescentar outros países.
Vale lembrar que a Copa de 2026 será no Canadá, Estados Unidos e México e contará com 48 seleções ao contrários das usuais 32. Esta medida já havia despertado críticas dos fãs do esporte mais famoso do mundo.
No Brasil, jornalistas do portal UOL debateram e acreditam que a FIFA e seus representantes parecem estar num movimento para acabar com a Copa do Mundo como conhecemos.
Veja abaixo: