Nó de processo aprimorado de 3 nm da TSMC (N3e) para iniciar a produção um quarto antes do previsto
[ad_1]
Gigante financeiro diz que os rendimentos aprimorados de 3 nm da TSMC foram maiores do que o esperado
O Morgan Stanley diz que o rendimento de produção para este nó foi maior do que o esperado e a fundição pode congelar o projeto do nó N3e até o final deste mês. Parte do relatório foi postado no Twitter por um usuário com o nome RetiredEngineer que tirou do relatório do gigante financeiro que a produção em volume para o nó de processo N3e pode começar durante o segundo trimestre de 2023, e não no terceiro trimestre.
O nó aprimorado de 3 nm da TSMC iniciará a produção um quarto antes do previsto
De acordo com o relatório do Morgan Stanley, a densidade lógica do nó de processo N3e da TSMC é aproximadamente 8% menor que o N3 original com quatro camadas EUV a menos. A máquina EUV usa raios ultravioleta para ajudar a criar padrões de circuito em wafers. Considerando quantos transistores cabem dentro de um chip atualmente, esses padrões de circuito precisam ser extremamente estreitos, assim como os feixes que criam esses padrões.
O avanço da produção do modo N3e em um quarto não tem impacto na produção dos chips N3 3nm originais. A TSMC ainda deve iniciar a produção de chips N3 a partir do terceiro trimestre deste ano e entregá-los aos clientes no primeiro trimestre de 2023. Os chips feitos usando o nó de processo N3 ou N3e da TSMC ou o nó 3GAE da Samsung Foundry não devem ser no mercado até o terceiro ou quarto trimestre de 2023.
O rendimento da Samsung Foundry no nó de 4 nm foi metade do da TSMC
Baixos rendimentos podem resultar na escassez de certos cavacos de uma fundição específica. Combinado com a atual escassez de chips, o baixo rendimento da Samsung Foundry significa problemas para os negócios no que é um setor competitivo da indústria de chips. A Qualcomm retornou à TSMC para construir o Snapdragon 855 e o Snapdragon 855+ e ficou com a fundição do Snapdragon 865 e Snapdragon 865+ de 2020.
Se um cliente tão grande quanto a Qualcomm não puder confiar nos números de rendimento da Samsung para nós de processo de ponta, a única opção que ele tem é mudar.
[ad_2]
Fonte link