O momento é PROPÍCIO para quem quer FINANCIAR UM CARRO?
Financiamentos de carro estavam em baixa até o ano passado, mas parece que atualmente o cenário está mudando
Uma das grandes paixões do brasileiro é o carro. Seja para o lazer, trabalho ou para outras atividades do dia a dia, o meio de transporte é bastante utilizado e almejado pela maioria dos cidadãos do país.
Não por acaso, o empenho para se obter tal bem é aproveitado por bancos e instituições financeiras, que oferecem oportunidades e facilidades para os consumidores em questão.
Mas, e atualmente, será que é o momento certo para comprar um carro?
Veja os dados a seguir e tire suas conclusões.
Compra de carros tem virada
Os automóveis são adorados no Brasil e, por isso, a aquisição do produto representa uma realização para muitos. Para ter o sonho realizado, vários consumidores recorrem ao financiamento do mesmo, com o objetivo de facilitar a compra com a diluição do valor por mês.
Contudo, desde 2021, a situação não estava muito favorável para compras de veículo a prazo. No ano seguinte, inclusive, o número de carros financiados chegou a 36,2%, quase metade dos 60% que costumava haver.
De acordo com informações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), embora 63,8% dos consumidores tenham feita a compra à vista, muitos desistiram dela. Felizmente, parece que a situação está mudando.
Neste ano de 2023, entre janeiro e dezembro, 38,7% das compras de veículos foram feitas mediante financiamento. A porcentagem equivale a 4,3 milhões de carros vendidos, acumulando os zero-quilômetro e usados.
As vendas animam o mercado, visto que representam um crescimento de 7,3% em relação ao mesmo período de 2022.
Conforme pesquisa da B3, no ano passado foram vendidos a prazo 294 mil unidades a menos que em 2023.
Segundo Cintia Senna, educadora financeira da DSOP, o motivo para o aumento das compras de veículos a prazo deve-se não só ao aquecimento do mercado, com participação até mesmo do governo federal, mas também à diminuição da taxa de juros (que teve uma redução de 13,75% para 12,75% de julho a setembro).
Com tantas boas notícias, como é possível obter aprovação do financiamento para veículo?
Para um financiamento aprovado
Antes de tudo, é importante ter em mente que a concessão de crédito baseia-se na saúde financeira do consumidor que o pleiteia.
Isso significa que históricos de inadimplência podem levar a uma maior dificuldade para a aprovação de compra de carro a prazo.
Vale destacar que atualmente a taxa de inadimplência dos financiamentos de carros de pessoas físicas é a mais alta desde quando tal pesquisa começou a ser disponibilizada, em 2015. As informações são do Banco Central.
Logo, um dos fatores mais importantes para as empresas que oferecem o crédito é a segurança de que o pagamento será, de fato, efetivado por completo.
Assim, para que seja capaz de honrar com o financiamento, o consumidor deve ter uma vida financeira organizada para que tal compra caiba no seu orçamento.
Além disso, é fundamental que o comprador atente para tudo que é colocado em contrato, em especial à taxa de juros do veículo que está sendo adquirido que, conforme colocado pelo BC, pode ter uma variação anual de 12,86% a 57,74%, dependendo da instituição.