AMELINHA HOJE ESTÁ ASSIM! CANTORA TEVE FILHOS COM O EX MARIDO ZÉ RAMALHO E AGORA VIVE DESSE JEITO
Amélia Cláudia Garcia Collares, mais conhecida como Amelinha É uma cantora e compositora brasileira.
Amelinha começou sua carreira na década de 1970, ao lado de outros cantores cearenses como Fagner, Belchior e Ednardo. O grupo ficou conhecido no meio artístico como “Pessoal do Ceará”. Mas, foi em 1974 que Amelinha ficou conhecida nacionalmente, iniciando sua carreira profissional na música, se apresentando em vários programas de tv.
Nascida em Fortaleza, no dia 21 de julho de 1950, Amelinha foi apontada como revelação da MPB em 1977, após lançar o álbum Flor da paisagem, produzido pelo cantor Fagner. Mas foi em 1980 que Amelinha foi consagrada como uma grande intérprete da Música Popular Brasileira, com a canção Foi Deus que fez você, composta por Luiz Ramalho, no festival MPB 80, da Rede Globo. A canção foi classificada em 2º lugar, e vendeu mais de um milhão de discos compactos, alcançando o 1º lugar nas paradas das rádios.
Outro sucesso gravado por Amelinha, foi Frevo Mulher, que teve a participação de Ze Ramalho, Geraldo Azevedo e Wilson nas Neves. O Hit que fazia parte de um álbum homônimo, lhe rendeu disco de ouro pelas mais de 100 mil copias vendidas. A entrega da intérprete à canção tinha mais um motivo: ela era a musa da letra. Amelinha e Zé Ramalho haviam acabado de começar a namorar e se encontravam no Hotel Plaza, no Rio.
Os dois artistas foram casados entre 1978 e 1983 e tiveram dois filhos: joão Ramalho e Maria Maria.
Atualmente aos 71 anos de idade, Amelinha não é muito adepta das redes sociais, em seu perfil no instagram, a artista tem poucas publicações, sendo a ultima postada há 5 meses em comemoração ao dia do compositor.
Em 2020, Amelinha se integrou a uma campanha que buscava combater a fome excepcionalmente na pandemia do novo coronavírus, através do programa Mesa Brasil Sesc. Na ocasião, a artista promoveu uma live em comemoração aos seus 70 anos e com o intuito de arrecadar doações. A apresentação também visou aliar a referência musical da cantora, integrante do movimento musical “Pessoal do Ceará”, com a Campanha “Compre do Ceará”, que promove a valorização da cadeia produtiva cearense.
Na mesma época, Amelinha desenvolveu um trabalho com o show “Janelas do Brasil” e com o especial “Amelinha canta Luiz Gonzaga e João do Vale”, onde ela levou pérolas do “Rei do Baião” e de seu Compadre João do Vale.
Cearense e uma das maiores intérpretes da música popular brasileira, Amelinha tem mais de 40 anos de carreira…
MEU INSTAGRAM: