Oxygen OS 13 beta em mãos: uma pitada de cor
[ad_1]
Dhruv Bhutani / Autoridade Android
Já faz um ano desde que a OnePlus iniciou o processo de consolidação do desenvolvimento de software entre o Oxygen OS e o Color OS da Oppo.
Em 2021, o CEO da OnePlus, Pete Lau, anunciou que este novo sistema operacional unificado seria o futuro do Oxygen OS e abraçaria todos os recursos tradicionalmente encontrados nos dispositivos Oppo. Previsivelmente, esse anúncio não caiu muito bem com os fãs de longa data do OnePlus. A empresa decidiu tranquilizá-los mais tarde dizendo que estava repensando a decisão: o Oxygen OS 13 estaria dando um passo atrás em seus esforços de consolidação e manteria o design leve e sem fardos que os fãs adoravam.
Oxygen OS é Color OS para todos os efeitos.
Oxygen OS 13: Uma revisão de material
Dhruv Bhutani / Autoridade Android
Uma primeira olhada na tela inicial do Oxygen OS 13 sugere que não mudou muito. No entanto, basta deslizar rapidamente para baixo a sombra de notificação para mostrar o início de uma revisão visual dramática.
Toda a linha superior da tela de notificação agora compreende blocos de tamanho grande que podem ser substituídos, mas não totalmente removidos. Enquanto isso, o bloco do media player não pode ser removido, e posso prever alguns usuários levantando problemas com isso. Pessoalmente, não me importo muito.
A notificação e o menu de configurações rápidas vêm com algumas opções questionáveis.
Por outro lado, não estou muito feliz com a densidade reduzida de alternâncias de notificação. Enquanto o Oxygen OS 12 pode acomodar seis ícones seguidos, o Oxygen OS 13 reduz para cinco. Por fim, o botão Limpar tudo agora foi substituído por um único botão cruzado grande que fica abaixo da aba de notificação.
Relacionado: 12 melhores aplicativos Material You que você pode experimentar no Android
Com o Oxygen OS 13, o OnePlus finalmente está adotando totalmente as diretrizes do Material You, e os ícones agora podem ser configurados para ajustar dinamicamente as cores com base no papel de parede. Esse recurso se estende a todos os aplicativos que oferecem suporte aos aprimoramentos do Material You e ajuda a criar coesão.
Dhruv Bhutani / Autoridade Android
Enquanto isso, a página inicial recebe uma nova opção de pasta expandida. É exatamente o que você esperaria e permite abrir aplicativos diretamente da tela inicial, em vez de abrir a pasta primeiro. Pense nisso como um meio-termo entre pastas convencionais e jogar ícones direto na tela inicial.
Uma exibição sempre mais personalizada
Dhruv Bhutani / Autoridade Android
A tela sempre ativa recebe atenção especial no Oxygen OS 13 e ganhou uma ampla gama de opções para personalizá-la ao seu gosto. Novas opções para adicionar texto personalizado, texto com imagem, padrões gerados personalizados e até mesmo seu perfil “Omoji” estão todos lá, e achei uma maneira divertida de adicionar um pouco de personalidade ao telefone.
A tela sempre ativa recebe uma revisão séria e adiciona muita personalidade.
As novas adições são aprofundadas e permitem ajustar tamanhos de texto, alinhamento, cores e até espaçamento entre linhas. Enquanto isso, o gerador de padrões personalizados permite que os usuários gerem padrões animados com base em formas pré-existentes.
Ajustes de usabilidade e boas adições ao Oppo
Dhruv Bhutani / Autoridade Android
As semelhanças com o Color OS vão além da superfície. Com o Oxygen OS 13, o OnePlus também está transferindo alguns dos ajustes de usabilidade mais profundos que vimos anteriormente nos telefones da Oppo. Escondido em um menu de recursos especiais, todas essas adições são opcionais.
Os recursos extras opcionais da Oppo são adições fantásticas aos dispositivos OnePlus.
A capacidade de criar um aplicativo flutuante a partir de qualquer aplicativo em execução é um bom ajuste na fórmula de tela dividida existente. No entanto, gostaria que ele suportasse mais do que apenas um único aplicativo por vez. Em outros lugares, uma nova barra lateral inteligente tira uma página diretamente dos telefones Oppo e Samsung e possui atalhos para capturas de tela, gravação de tela e aplicativos usados recentemente. O telefone também oferecerá sugestões de aplicativos contextuais na barra lateral, caso você ative a opção.
Também foram criados a partir do Color OS um Espaço Kids e o Modo Simples. Achei o recurso Kids Space muito bem pensado, com alternâncias para desabilitar o acesso à rede Wi-Fi e/ou móvel, lista de permissões de aplicativos e pop-ups de notificação para avisar sobre pouca luz ambiente. Escusado será dizer que sair do modo infantil requer entrada biométrica ou senha. O recurso deve ser uma adição bacana para os pais que tendem a entregar seus smartphones para usuários mais jovens.
Da mesma forma, o Modo Simples é uma boa medida para melhorar a acessibilidade para usuários mais velhos. O modo aumenta os tamanhos dos ícones e simplifica a página de configurações. Já vimos esses dois recursos nos telefones Oppo antes, mas, ao contrário das reclamações da comunidade OnePlus, acho que são adições fantásticas aos dispositivos OnePlus.
Mais recursos
Dhruv Bhutani / Autoridade Android
Além dos principais ajustes sobre os quais já falamos, o Oxygen OS 13 apresenta pequenas mudanças na qualidade de vida e alguns aplicativos que são bloatware limítrofes.
- Editor de capturas de tela: Sempre gostei do editor de captura de tela nos telefones OnePlus e, com o Oxygen OS 13, ele está sendo reformulado para oferecer suporte a um recurso de pixelização que pode ser útil para ocultar números de telefone, fotos ou informações da conta.
- Óptica: Embora tenha sido possível ajustar a intensidade dos haptics com o Oxygen OS 12, o aplicativo Ohaptics atualizado agora permite alternar entre uma configuração nítida e suave. A diferença é bastante perceptível, e achei a configuração nítida significativamente mais apertada em sua resposta.
- Omoji: A resposta da Oppo ao Memoji da Apple também encontra um lugar aqui. O aplicativo permite que você crie um avatar virtual que pode ser usado como foto de perfil, exibido em sua tela sempre ativa ou até mesmo exibido em bate-papos.
- Prateleira OnePlus: Uma pequena mudança que me incomodou foi que a marca Never Settle de longa data agora está fora da prateleira. Embora não afete a funcionalidade de forma alguma, é a sentença de morte final das verdadeiras origens dos telefones Oxygen OS e OnePlus.
- Motor de jogo Hyperboost: OnePlus afirma que o mecanismo Hyperboost foi atualizado para oferecer taxas de quadros mais estáveis e menor consumo de energia. Eu não notei uma grande diferença em meus testes limitados.
Oxygen OS 13 beta: data de lançamento e elegibilidade
Dhruv Bhutani / Autoridade Android
A OnePlus confirmou que tanto o OnePlus 10 Pro quanto o OnePlus 10T receberão a atualização do Oxygen OS 13 em 2022. Além disso, os carros-chefe desde o OnePlus 8 também podem esperar uma atualização, embora a empresa não tenha se comprometido com um cronograma . Da mesma forma, a maioria dos telefones Nord começando com o OnePlus Nord 2 receberá a atualização em algum momento.
O Oxygen OS 13 não fará nada para mudar sua mente sobre para onde o OnePlus está indo, mas as adições de recursos geralmente são úteis para usuários comuns.
Se você não é fã da direção que o OnePlus está tomando sob a Oppo, o Oxygen OS 13 fará muito pouco para mudar sua mente. É hora de aceitar que o Color OS com um punhado de elementos visuais do Oxygen OS é o futuro para a marca.
Passando um dia com o telefone, posso ver o valor de adicionar alguns ou até a maioria dos novos recursos, pois o OnePlus tenta se tornar ainda mais uma marca de mercado de massa. O que eu realmente não gosto muito são as mudanças visuais. A densidade reduzida de ícones, widgets forçados e inchaço pré-empacotado como o Omoji atrapalham o foco de desempenho despojado que os telefones OnePlus tradicionalmente tinham.
O que você acha do Oxygen OS 13?
776 votos
[ad_2]