AliExpress: Conheça melhor esse ecommerce, suas estratégias e benefícios
O conceito de e-commerces se expandiu muito nos últimos anos e hoje é uma verdadeira febre no mundo inteiro. Afinal, muitas pessoas preferem comprar via internet por causa da comodidade que isso oferece.
No meio de toda essa ascensão, o AliExpress, um dos principais e-commerces da China e do mundo, se destaca com louvor.
Mas, o que é, como surgiu e como funciona o AliExpress?
Este artigo é dedicado justamente a responder essas questões. Nele, falaremos mais sobre a empresa, sobre os motivos do seu sucesso e os benefícios de se tornar um afiliado. Continue lendo!
Conheça o AliExpress
O AliExpress foi fundado em 2010 na cidade de Hangzhou, na China. Atualmente a empresa pertence ao Alibaba Group, um gigantesco grupo empresarial chinês.
Essa empresa moderna funciona basicamente como um serviço de varejo online que facilita negócios, atuando principalmente como um marketplace.
Para usar o AliExpress, vendedores autônomos ou empresas de várias partes do mundo podem criar um perfil e começar a divulgar seus produtos.
São aceitos milhares de tipos de produtos no e-commerce, desde brinquedos até artigos adultos, e até alguns instrumentos bélicos.
Assim, o AliExpress fica na posição de intermediador entre os vendedores e os seus clientes, cuidando para que as pessoas recebam aquilo que compraram e para que os vendedores sejam pagos pelo que venderam.
Vale destacar também que em 2021 a plataforma abriu cadastro para vendedores brasileiros. Porém, há mais de 11 anos já é possível comprar produtos pelo site ou pelo app do AliExpress daqui do Brasil.
O que fez essa loja virtual crescer tanto?
É possível dizer que além da grande diversidade de produtos que oferece, o AliExpress tem mostrado como grande diferencial os preços baixos dos produtos vendidos.
Essas duas coisas aliadas fizeram o e-commerce ganhar fama internacional e alcançar o topo desse mercado, junto com outras marcas como eBay e Mercado Livre.
Porém, ao fazer compras no shopping do AliExpress é necessário ter alguns cuidados especiais. Veja quais:
- Prestar atenção ao vendedor: observar a reputação do vendedor dentro da plataforma é essencial. Afinal, o AliExpress apenas intermediar o relacionamento do vendedor com o cliente, não regula o seu comportamento.
- Ficar atento ao tipo de frete oferecido: o frete geralmente oferecido nos produtos vendidos no AliExpress é o China Post Air Parcel, que tem um tempo de espera de, no mínimo, 20 dias. É necessário estar a par dessas informações para não passar por transtornos.
- Procurar as avaliações de outros usuários sobre o produto desejado: muitas pessoas reclamam de ter recebido algo diferente do comprado no AliExpress. Para evitar isso, basta pesquisar pela reação de quem já comprou produtos iguais.
O AliExpress é confiável?
De um modo geral é possível dizer que sim, o AliExpress é bastante confiável.
A plataforma tem boas camadas de segurança para proteger os dados pessoais e bancários dos seus clientes.
Contudo, é sempre bom ter os olhos bem abertos no que diz respeito ao vendedor do produto escolhido, pois alguns deles são um pouco negligentes, principalmente no que diz respeito à postagem dos pedidos.
Quais são os benefícios do AliExpress para o mercado brasileiro?
O AliExpress tem revolucionado também o mercado interno brasileiro, assim como outros e-commerces internacionais.
Além de agora aceitar vendedores brasileiros como parceiros, a empresa tem servido como fonte de produtos que são vendidos aqui, gerando renda para muitas pessoas.
Não é incomum encontrar depoimentos de pessoas que compram produtos abaixo do preço no AliExpress e os vendem aqui no preço do mercado nacional.
Mesmo que de forma discreta, isso tem ajudado a movimentar a economia brasileira de alguma forma.
Como entrar em contato com a empresa?
A única forma de entrar em contato com o AliExpress é por meio dos seus canais de atendimento oficiais, presentes no app e no site da empresa.
Isso porque não existe telefone AliExpress nem WhatsApp AliExpress para clientes e parceiros brasileiros, pelo menos não ainda.
Mesmo por esses canais o atendimento é eficiente e você consegue tirar todas suas dúvidas!