Kantar Ibope precisa corrigir deficiências na medição da TV
Elenco do remake de Vale Tudo, que tem a missão de levantar o Ibope da Globo (Crédito: Globo/ Fábio Rocha)Em meio a tantas mudanças no mundo, é natural se esperar também por avanços em quase todos os setores. Daquilo que é mais complicado ao mais simples, o tempo todo somos surpreendidos com novidades inesperadas. No campo automobilístico, já temos até carros que andam sozinhos. O uso do crachá virou coisa do passado, pois agora é reconhecimento facial. São tantas inovações que lembram o surgimento do fax, quando se imaginava que nada mais avançado pudesse existir.
Entretanto, no que diz respeito à medição da audiência de TV, o Brasil ainda não possui um sistema à altura do desejado. Como é possível aferir os resultados de uma grande metrópole como São Paulo com pouco mais de 1.700 aparelhos? Contar com apenas 170 ou 200 aparelhos em zonas tão populosas como a Norte e Leste da cidade é absolutamente insignificante. Essa situação se agrava ainda mais nas outras 14 regiões metropolitanas, fazendo com que o sistema de medição pareça um dos mais atrasados do mundo.
Em muitos desses lugares, nem mesmo aparelhos são utilizados, e a medição é feita com papel e caneta. Só no Brasil, ainda temos esse atraso, como a falta de divulgação de relatórios nos finais de semana e feriados, algo que é completamente diferente do que é praticado em outros países. Considerando o volume de dinheiro envolvido, a Kantar Ibope deveria adotar as mesmas práticas de tantos outros países, para não deixar o mercado vulnerável.
Fique por dentro!
Para ficar atualizado sobre o universo dos famosos e o que acontece no entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram. Essa é uma ótima maneira de acompanhar tudo que envolve a vida dos famosos e suas histórias.
Além disso, estamos também no WhatsApp! Inscreva-se e receba notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão. Não perca a oportunidade de se manter informado sobre tudo que é relevante no mundo das celebridades.
A discussão sobre a medição de audiência na TV é fundamental para garantir que os conteúdos veiculados atendam às expectativas do público e reflitam com precisão a realidade da audiência.