Quem retira móveis usados: 7 opções
Saber quem retira móveis usados ajuda muito na hora de se livrar daquele móvel antigo e indesejado.
Está precisando se livrar de um ou outro móvel usado e ainda pretende ajudar alguém? A doação pode ser a solução ideal para seu caso.
Através da doação você consegue ajudar diretamente lugares que se beneficiarão com a reutilização desses itens, ou indiretamente através de campanhas para arrecadação de fundos.
Sem dúvidas você já viu sofás velhos ou outros objetos jogados de qualquer jeito em vias públicas, responsáveis por danos ao meio ambiente e também à saúde.
Descartar móveis usados em lugares irregulares é declarado crime ambiental, sujeito a multa com valores variáveis segundo o município do delito.
Para evitar o descarte inadequado de móveis usados, ou quaisquer outros resíduos sólidos, é fornecido um serviço de coleta seletiva disponível para contratação no país todo.
Além disso, é possível também fazer doação desses móveis, e com isso você se favorece e ajuda outras pessoas.
Por que fazer descarte de móveis de forma correta?
Práticas de abandono de colchão velho ou outros móveis de maneira incorreta pode gerar o acúmulo de resíduos em áreas públicas ou queimadas indevidas.
Uma poltrona antiga, por exemplo, tem a estrutura toda de madeira quimicamente tratada, vários metros de tecido sintético e metais que, quando queimados incorretamente emitem grandes quantidades de CO2.
O dióxido de carbono ou a fumaça, é o principal responsável pelo aquecimento global, além de ser demasiadamente poluente e tóxico para seres vivos.
Quando não são queimados, os objetos são jogados em vias públicas causando alagamentos e propagação de pragas. Se jogados em lixões ilegais, pode acontecer de a decomposição contaminar o solo e os lençóis freáticos, impossibilitando o consumo dos recursos naturais.
As condições apresentadas pelo descarte de restos em lugares inadequados resultam no dano à saúde e desequilíbrio da natureza. Por essa razão, foi legitimada a lei nº 12.305/10, prevendo punição aos responsáveis que não praticam a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos.
Quem retira móveis usados?
Para dar início, há inúmeros locais que aceitam doações de móveis planejados usados.
Inclusive, muitos desses lugares disponibilizam serviço de colega diretamente em casa, sendo preciso somente combinar o dia e o horário com a organização.
Seja consciente e faça a doação somente daqueles objetos que ainda estão em um bom estado e que poderão ser reutilizados sem problemas ou vendidos para ajudar na arrecadação de fundos.
Nesse ínterim, é possível fazer a doação de seus móveis usados para várias instituições, como:
- Bazares beneficentes;
- Asilos;
- Brechós solidários;
- Associações de moradores de áreas carentes;
- Organizações Não-Governamentais de suporte a pessoas em casos de risco, como Exército da Salvação;
- Institutos de voluntariado e de apoio;
- Orfanatos, entre outros.
No entanto, não se esqueça ainda que vale a pena conferir e pesquisar na internet pessoas próximas de você que estejam passando por alguma dificuldade ou precisem desse tipo de item para doação.
Em diversas regiões, enchentes e outros desastres naturais acabam prejudicando moradores e a doação de móveis usados direto para eles também se torna uma ótima alternativa.
Da mesma forma, procure saber sobre regiões carentes perto de você que também possam estar precisando serem beneficiadas pelo seu “descarte”.
Como fazer a doação de móveis usados?
O processo de doação em si é bem fácil, levando em consideração que a única preocupação será com a escolha de para onde os objetos serão direcionados.
A princípio, é relevante fazer visitas aos locais e dialogar com os responsáveis. Em seguida, conheça o projeto e confira o destino da doação de móveis usados.
Então, assim que você tomar uma decisão, combine com a pessoa responsável o dia e o horário da coleta ou entrega, de maneira que não prejudique sua mudança e nem seu conforto antes dela.
Por último, busque manter contato com a instituição escolhida. Dessa forma, você conseguirá realizar doações de outros objetos ou até financeira, caso se sinta à vontade já na nova casa.