Conheça os três filhos de Regina Duarte, saiba o que ela é de Lima Duarte e porque eles se detestam
Regina Duarte não é filha de Lima Duarte, na verdade eles não são parentes. Os atores foram apenas colegas de trabalho e não se dão bem. Lima Duarte deu uma entrevista onde falou sobre sua relação com Regina Duarte recentemente e revelou que nunca conseguiram ser amigos. O fato da atriz ter aceitado ser secretária de cultura do governo de Bolsonaro provocou muitas desavenças no meio artístico.
Regina Duarte é uma atriz muito querida do público brasileiro. Recentemente ela abriu mão de uma carreira de mais 50 anos na TV Globo para se dedicar à política no cargo de secretária da cultura do governo federal. A atitude dividiu opiniões e está dando o que falar. Muitos a apoiam enquanto outros a criticam por ter interrompido uma carreira tão brilhante por causa do presidente Bolsonaro.
Regina Duarte é da cidade de Franca no interior de São Paulo. Ela nasceu no dia 5 de fevereiro de 1947 e é filha de uma pianista gaúcha com um militar cearense. Sua carreira começou cedo quando ela tinha 14 anos de idade e fazia teatro na cidade de Campinas. Aos 18 anos, Regina Duarte fez sua primeira novela na TV Excelsior. Isso foi em 1965 quando ela interpretou a personagem Malu em “A Deusa Vencida”.
Em 1969, a atriz estreou na Globo onde participou de mais de 30 novelas. No auge da fama da década de 1970, Regina Duarte ganhou o apelido de “Namoradinha do Brasil” por causa da novela “Minha Doce Namorada” onde ela interpretava a órfã Patrícia.
Uma das suas personagens mais marcantes é a “Viúva Porcina” que ela interpretou ao lado de Lima Duarte que fazia o “Sinhozinho Malta” em “Roque Santeiro” no ano de 1985. Essa novela foi um tremendo sucesso na época. No entanto, na vida real, Lima Duarte e Regina não se dão bem. O próprio ator admitiu isso em uma entrevista recente. Muita gente acha que os dois são parentes por causa do sobrenome em comum, mas na verdade eles não têm nenhum parentesco. Lima Duarte é apenas um nome artístico que o ator usa por orientação de sua mãe já falecida. O verdadeiro nome dele é Ariclenes Venâncio Martins. Ele nasceu na cidade mineira de Sacramento no dia 29 de março de 1930.
O distanciamento entre Regina Duarte e o ator começou em um episódio envolvendo a participação da atriz em uma campanha eleitoral no ano de 2002. Na ocasião Regina participou do programa de José Serra que era candidato à presidência da republica contra o ex-presidente Lula. Por causa disso, Paloma Duarte, neta de Lima Duarte, decidiu entrar na briga e no dia seguinte participou do programa eleitoral de Lula que acabou vencendo aquela disputa. Na época Lima Duarte ficou chateado com a situação e disse que artista não deve participar de política, inclusive, anos depois, Paloma Duarte também chegou a mesma conclusão e revelou que nunca mais participaria de uma campanha eleitoral.
O fato é que o episódio afetou a relação entre os artistas. No início desse ano quando completou 90 anos de idade, Lima Duarte falou sobre sua relação com Regina Duarte e reprovou sua participação no governo de Bolsonaro. “Convivemos um bom tempo, mas nunca consegui realmente penetrar na alma dela. Quando a vi seduzida pelo atual presidente e vi aquele sorrisinho dela que virou patrimônio nacional, pensei: ‘A Chapeuzinho Vermelho se encantou pelo Lobo Mau. A Regina parece a Chapeuzinho. Tomara que não venha um filho disso daí, já pensou que tragédia?”, disse o ator.
Atualmente Regina Duarte está solteira e mora em um apartamento em São Paulo. Ela está com 73 anos de idade e tem 3 filhos: O mais velho é André Duarte que é diretor e empresário, a do meio é Gabriela Duarte que também é uma atriz respeitada em todo o Brasil e o mais novo é João Ricardo Gomes que é cineasta. Os dois mais velhos são frutos do primeiro casamento de Regina Duarte com o engenheiro Marcos Flávio Franco Cunha. Já o caçula é filho do publicitário argentino Daniel Gómez com quem a atriz namorou entre os anos de 1980 e 1982.
Regina Duarte já tem 6 netos e sonha em ser bisavó. Ela é avó de Théo e Isadora, filhos de André Duarte; de Manuela e Frederico, filhos de Gabriela Duarte; e do João Gabriel e Antônio, filhos de João Ricardo.
Texto: Jamil Fernandes