Principais diferenças entre o PABX Virtual e o físico
Neste texto mostraremos as principais diferenças entre o PABX Virtual e o físico. O PABX Virtual e o físico são dois tipos de sistemas telefônicos que apresentam algumas diferenças. O PABX Virtual é um sistema baseado na nuvem, ou seja, todas as suas funcionalidades são gerenciadas por meio de um software. Já o PABX físico é um sistema baseado em hardware, ou seja, todas as suas funcionalidades são gerenciadas por meio de um equipamento.
As principais diferenças entre o PABX Virtual e o físico estão relacionadas às suas características e às suas vantagens. O PABX Virtual é mais flexível e escalável, além de ser mais barato que o PABX físico. Já o PABX físico é mais robusto e confiável, mas também é mais caro.
Neste conteúdo, vamos abordar as principais diferenças entre o PABX Virtual e o físico para que você possa escolher qual dos dois tipos de sistema telefônico melhor atende às suas necessidades.
Continue lendo e veja de forma detalhada as principais diferenças entre o PABX Virtual e o físico!
O que é o PABX virtual?
Um PABX virtual é uma plataforma que expande as capacidades das comunicações corporativas, permitindo a você expandir suas interações com o seu público de maneira mais prática, segura e flexível. Usando a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), o PABX virtual fornece uma interface simples para que seus clientes possam entrar em contato com você e para que você possa controlar as chamadas internas da sua organização.
Além disso, ele oferece um conjunto de recursos avançados como encaminhamento de chamadas, gravação de chamadas, filas de espera, videogravação, gerência de URA e muito mais, para permitir que a comunicação entre sua organização e seus clientes seja muito mais eficaz. O PABX virtual é uma solução altamente escalável, prática, flexível e segura que pode ajudar sua organização a economizar tempo e dinheiro.
O que é um PABX físico?
Um PABX físico, também conhecido como PBX ou PABX, é uma solução tecnológica que conecta telefones corporativos a serviços de telecomunicações, como o telefone e a internet. É projetado para ajudar a empresa de pequeno a grande porte a otimizar o uso de linhas telefônicas.
Trata-se de um sistema de hardware que sintetiza, centraliza e regula as linhas telefônicas da empresa. O PABX físico é ideal para gerir ligações internacionais de longa distância, bem como atender chamadas simultâneas.
Ele também permite que você gerencie múltiplos canais de comunicação, como fax e sistemas de videoconferência, além de ter a capacidade de fornecer serviços de atendimento de chamadas.
As principais diferenças do PABX virtual para o físico
A principal diferença está ligada ao custo. O PABX virtual é menos custoso, pois não exige custos com manutenção, pois não requer a compra de equipamentos, como cabos, armários, placas, etc. Além disso, o PABX virtual não requer infraestrutura física, pois é baseado em nuvem.
Outra diferença entre o PABX físico e o virtual, está relacionada ao tamanho. O PABX virtual é extremamente leve e compacto, o que o torna ideal para empresas de pequeno ou médio portes que não têm espaço físico para usar equipamentos físicos.
Além disso, o PABX virtual possui recursos avançados, como gravação/registro das ligações, e permite a integração de outros sistemas, como CRM, ERP, entre outros. Por isso, ele é ideal para empresas que precisam de maior flexibilidade e controle na gestão das chamadas.
Vantagens do PABX virtual
Um dos principais benefícios de um PABX virtual é a redução dos custos, pois, com ele, é possível pagar somente pelos serviços utilizados. O custo de manutenção é baixo, pois não é necessário contratar técnicos para cuidar do equipamento. Por sua vez, os usuários também sentem a diferença, pois o serviço facilita o processo de comunicação e promove uma melhoria na produtividade da empresa.
As Vantagens do PABX virtual, assim como a qualidade de voz de seus serviços, a facilidade de configurar ramais e atalhos, e a flexibilidade para adicionar novos usuários, configurar novas extensões e efetuar mudanças a qualquer momento, são além da economia de custos, importantes vantagens para a implementação desta tecnologia.
Apesar de serem bastante semelhantes, o PABX Virtual apresenta algumas vantagens em relação ao PABX físico. Uma delas é a economia de espaço, pois o PABX Virtual não requer uma estrutura física para ser instalado. Além disso, o PABX Virtual é mais flexível, podendo ser contratado por períodos curtos de tempo, enquanto o PABX físico normalmente é contratado por um longo período de tempo. Essas são apenas algumas das principais diferenças entre o PABX Virtual e o PABX físico. Esperamos que essa informação tenha sido útil!
Agora que você já sabe as principais diferenças entre o PABX Virtual e o físico, não deixe de conferir outras matérias em nosso blog.