PayPal abandona Pix no Brasil: confira alternativas ao PayPal
A plataforma de pagamentos online PayPal está entre os serviços financeiros mais conhecidos do mundo digital. Fundada em 1998, a plataforma foi pioneira na introdução de sistemas de pagamento e transferência via internet, conversão de moedas internacionais, serviços para lojas digitais, e outras implementações como o processamento de cartões de crédito em sites de compra.
No Brasil o PayPal observou grande crescimento na última década, graças ao maior número de brasileiros que trabalham remotamente ou de forma autônoma para empresas internacionais que desejam pagar com moedas estrangeiras, e muitos usuários mantinham parte de seu dinheiro na plataforma para agilizar compras online. Um grande fator que permitiu sua maior popularização no Brasil foi a integração com a plataforma Pix, serviço do Banco Central que permite transações gratuitas, imediatas e fáceis para qualquer conta ou pessoa, além de pagamentos ágeis em compras presenciais ou digitais.
No entanto, para o choque de seus consumidores no país, o PayPal anunciou que está removendo por completo toda e qualquer funcionalidade Pix de sua plataforma – confira.
Pagamentos e contas digitais
Desde a criação da plataforma em 1998 até o aparecimento e popularização de seus principais concorrentes, a grande atratividade para os consumidores sempre foi a integração do cotidiano financeiro com a praticidade da internet: contas digitais permitem guardar e movimentar seu saldo de forma mais rápida, sem as inconveniências e deslocamentos associados a uma agência bancária, e é possível automatizar pagamentos recorrentes, gerar cartões de crédito ou débito digitais, e até mesmo integrar a plataforma em sua experiência de compras – por exemplo, confirmando uma transação online apenas com o código do PayPal.
Outros avanços posteriores, agilizados pelos smartphones, também oferecem grandes vantagens para os consumidores. Os pagamentos via códigos QR por exemplo são extremamente ágeis e podem dispensar completamente a necessidade da carteira ao sair para comer em um restaurante ou comprar no mercado, hábito cada vez mais comum como aponta a ExpressVPN. Até então, o PayPal adotou progressivamente a maioria das inovações deste setor, acompanhando as tendências nacionais – incluindo o Pix, atualmente a principal forma de movimentação de dinheiro em todo o país.
Há alguns meses, no entanto, a plataforma anunciou que abandonaria o Pix e restringiu seus recursos dentro do aplicativo para telefones. Agora, no mês de maio, o PayPal terminou seu processo de corte do Pix ao avisar seus consumidores do fim do recurso – que foi completamente removido do app. Assim, é impossível enviar ou receber dinheiro da conta do PayPal utilizando o Pix, independentemente da moeda utilizada.
Alternativas ao PayPal disponíveis hoje
A medida da plataforma não foi explicada ou justificada em detalhes, portanto, não há como descobrir o que motivou a remoção dos serviços Pix do aplicativo. Usuários de redes sociais como o Twitter manifestaram sua insatisfação e até mesmo relataram adversidades encontradas ao tentarem usar o dinheiro do PayPal após a atualização. Em linhas gerais, as duas principais razões para se utilizar o PayPal no Brasil incluem o recebimento de transações internacionais em moedas estrangeiras, ou possuir uma conta digital para melhorar o controle e a praticidade do uso do dinheiro.
A boa notícia é que diversas alternativas prometem resolver estes problemas e oferecer mais recursos para consumidores brasileiros, com completa integração ao Pix. Aplicativos de fintechs, um estilo de empresa voltada ao mercado financeiro digital, já são capazes de oferecer todos os recursos que um banco tradicional, além de gerir investimentos e se integrar perfeitamente ao mundo digital, com cartões de crédito físicos e digitais, opções de controle de limite e agendamento automático, Pix, códigos QR, entre milhares de outras opções. No Brasil, o Nubank, Banco Inter, e C6 são excelentes alternativas que podem ser utilizadas gratuitamente, bastando baixar o aplicativo e criar uma conta com seus dados pessoais.
Há também a possibilidade de substituir o PayPal pelo Mercado Pago, plataforma associada ao Mercado Livre que promete agilizar compras dentro e fora da plataforma, guardar dinheiro com rendimento superior à poupança tradicional, e até mesmo gerir crédito. Para quem deseja receber moedas estrangeiras de forma semelhante ao PayPal, o Payoneer é uma alternativa conhecida e que oferece o recurso de Pix no Brasil, enquanto plataformas como a Remessa Online permitem que a conversão de moedas seja feita de forma facilitada mesmo para transações bancárias normais como TED e DOC.
O mistério por trás da remoção do Pix no PayPal ainda é desconhecido para o público, mas os consumidores brasileiros já demonstram sua grande demanda por serviços financeiros que se adaptam à realidade do país, e por sorte, alternativas modernas estão disponíveis no mercado para resolver estes e outros problemas.
Agora que você já conhece as alternativas ao PayPal, não deixe de conferir mais dicas em nosso blog.