Quem inventou o parafuso

Há algumas versões sobre que inventou o parafuso e uma dessas aponta para inventor grego Arquitas de Tarento a cerca de 400 a.C., quando foi desenvolvido o parafuso para ser usado em prensas para a remoção de azeite de olivas, bem como, para a fabricação de vinho. Outra pessoa que desenvolveu aplicações científicas com a utilização do parafuso foi Arquimedes, cerca de 250 a.C., quando criou o princípio da rosca e usou para a fabricação de dispositivos para transportar água na irrigação.

Alguns indícios apontam o parafuso como parte complementar de rústicos materiais cirúrgicos pelos anos de 79 a.C. o parafuso já era descrito em livros no começo do século XV e anos depois, Johann Gutenberg já os usava em sua impressora.

Quem inventou o parafuso?

Leonardo Da Vinci chegou até a traçar algumas máquinas para fabricar o parafuso, mas só em 1568 essa máquina ganhou forma quando um matemático francês, chamado Jacques Besson, criou tal equipamento. Ao final do século XVII, os parafusos já eram elementos comuns nas armas de fogo. O britânico Henry Maudslay apresentou o parafuso de fenda no ano de 1797. Um aparelho parecido foi apresentado por David Wilkinson nos EUA um ano depois.

Parafuso Sextavado

O parafuso sextavado ganhou esse nome devido a sua cabeça com 6 lados.

Há diversificados fixadores nessa categoria, com variação de rosca, que pode ser parcial ou inteira, fina ou grossa.

Esse modelo é bastante utilizado em construções em terreno próprio e reparos e pode ser achado em máquinas e equipamentos industriais, além de estruturas metálicas, móveis de aço e veículos. Sem dúvida você já viu o parafuso sextavado sendo usado, seja ao utilizar algum aparelho na academia, observando o motor do seu automóvel, ou dirigindo por meio de uma grande ponte.

Esse extenso leque de aplicação se deve, relativamente, pela facilidade como o parafuso sextavado pode ser colocado ou parafusado. Sua cabeça possibilita ser apertada com uma chave inglesa (regulável), uma parafusadeira, uma chave de boca ou até com as mãos (não indicado). Pode ser fabricado em três tipos de materiais: aço inox, aço liga e aço carbono.

Quem inventou o parafuso
Quem inventou o parafuso

Parafuso Auto atarraxante

O parafuso auto atarraxante tem uma ponta pontiaguda e cônica. Como tem rosca mais cortante e fina, em algumas circunstâncias não é preciso furar uma peça usada, antes de inserir o parafuso.

Sua principal recomendação de utilização é para a fixação de chapas metálicas, desta maneira ele é usado em móveis tanto de chapas quanto tubulares. O parafuso também pode ser usado em buchas de nylon e ser usado até mesmo em paredes de alvenaria, drywall e concreto.

E, por ser mais específico, é preciso saber onde comprar parafusos de todos os tipos para poder encontrá-lo.

Parafuso Allen ou Sextavado Interno

O parafuso Allen é outro tipo de sextavado. Dessa vez, os seis lados estão na sua ferramenta, por isso ele também é chamado de sextavado interno. Sua principal utilização é na indústria, seja em equipamentos, máquinas ou ferramentas de usinagem. Ele também é bastante usado em maquinários internos e motores.

Parafuso Máquina

Normalmente tem fenda phillips ou simples, sendo utilizado com furo roscado ou porca, além de ser usado em maquinários diversificados, ele também serve para realizar conexões metálicas e em eletrodomésticos. O parafuso máquina pode ser usado com buchas de nylon e ser inserido em peças metálicas finas.

Parafuso Sextavado Rosca Soberba

O tipo sextavado possui uma versão de rosca soberba, que está de modo parcial ou inteira no corpo do parafuso. Ele é bastante usado em portas, portões de madeiras e cercas. Esse modelo de parafuso também pode ser inserido no concreto, através de buchas de nylon.

Parafuso Francês

O parafuso francês possui cabeça abaulada, parecida ao formato de um cogumelo, junto de uma seção quadrada que possibilita travar o parafuso quando ele é inserido em furos quadrados ou redondos na madeira. Tem várias possibilidades de aplicação, dentre elas estão: o uso em bancos de jardim, cercas, placas, carrocerias de caminhão e escadas de madeira, incluindo o corrimão, entre outros.

Parafuso para Madeira

Esse parafuso tem uma ponta pontiaguda e cônica, com a rosca mais larga. Esse formato é a melhor alternativa para a produção e montagem de móveis e outras estruturas de madeira, como o uso no segmento da construção civil, para a fixação de caixilhos de portas e esquadrias de janelas feitas em madeira, fixação de rodapés e dobradiças. Ademais, também podem ser feitos com buchas de nylon para fixação de objetos em paredes de alvenaria e concreto.

Veja mais sobre a história do parafuso:

você pode gostar também