Aposentados e Pensionistas do INSS podem COMEMORAR novidade hoje
Novos valores liberados a milhões de brasileiros e brasileiras
Como sempre reafirmamos aqui, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos órgãos mais importantes do Governo Federal.
Com a força de uma autarquia, ou seja, responde às autoridades públicas, mas tem sua própria autonomia, é responsável pela garantia de diversos direitos e benefícios a milhões de brasileiros e brasileiras.
E existe uma importante parcela da população que tem motivos de sobra para comemorar a data de hoje.
Saiba os detalhes em nosso artigo abaixo:
INSS libera valores para aposentados e pensionistas
O INSS informou que nesta sexta-feira (29) mais um grupo de aposentados e pensionistas começou a receber os valores a que têm direito.
Os agraciados de hoje são aqueles que recebem até um salário mínimo (R$ 1320) e possuem o Número de Identificação Social (NIS) que termine em 5.
Quem possui o dígito final de 1 a 4 também já pode resgatar caso não tenha feito isso antes.
Vale lembrar que o dinheiro é liberado de acordo com a divisão das pessoas que recebem no valor mencionado e acima do piso nacional.
Confira o calendário completo de setembro abaixo:
Sobre o INSS
Como relatado no início do texto, o INSS é uma autarquia federal do Ministério do Trabalho e Previdência, que se responsabiliza pelo pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios previdenciários aos diversos tipos de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
Criado em 27 de junho de 1990, pela Lei nº 8.213, que instituiu o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), um sistema de seguro social que garante aos brasileiros e brasileiras o direito a aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão, e diversos outros benefícios.
Para ter direito aos benefícios previdenciários do INSS, é preciso ter contribuido para o RGPS que são valores descontados do salário dos trabalhadores formais, dos microempreendedores individuais (MEIs) e de contribuintes solos.
Os benefícios previdenciários são pagos independentemente da idade, do sexo ou ocupação e os valores são calculados de acordo com o mesmo tempo de contribuição, a renda e a idade do segurado ou segurada.
Conheça alguns deles:
- Aposentadoria: benefício pago ao trabalhador ou trabalhadora que atingiu a idade mínima exigida e contribuiu por um determinado período.
- Pensão por morte: benefício pago aos dependentes do trabalhador ou trabalhadora que faleceu.
- Auxílio-doença: benefício pago ao trabalhador ou trabalhadora que está temporariamente incapacitado para o trabalho por motivo de enfermidade.
- Salário-maternidade: benefício pago à mulher trabalhadora que se afasta para cuidar de filho(a) recém-nascido(a) ou adotado(a).
- Auxílio-reclusão: benefício pago aos dependentes do trabalhador ou trabalhadora que está preso(a).
Por conta de tantos benefícios, sem dúvida, o INSS é essencial para a vida de milhões de brasileiros e brasileiras.
Atualmente, o órgão conta com mais de 50 milhões de segurados e presta seus serviços a 37 milhões de beneficiários(as).
Além disso, possui uma rede de atendimento com mais de 1.500 agências espalhadas por todo o Brasil.
Para saber mais detalhes, acesse meu.inss.gov.br e tenha acesso a extratos, valores e demais informações.