Candidato à Presidência da República sofre VIOLÊNCIA e desfecho CHOCA a todos
Forte candidato à Presidência da República sofre ataque. Desfecho deixou o mundo chocado!
Nesta quarta-feira, um potencial candidato à Presidência da República sofre violência, gerando grande tumulto no local.
Segundo pesquisas, ele era considerado um dos principais candidatos ao cargo, cujas eleições foram antecipadas para o próximo dia 20.
Para saber o desfecho desse ataque e toda repercussão, continue a leitura e entenda!
Candidato à Presidência do Equador sofre atentado
Fernando Villavencio, 59 anos, candidato à Presidência da República do Equador, sofreu um atentado nesta quinta-feira, 10/08, às 18h20 (hora de Quito), a apenas 11 dias da eleição.
O candidato presidencial participava de um evento da campanha no Anderson College, e, ao sair, foi baleado diversas vezes, gerando muito alvoroço no local.
Apesar de socorrido imediatamente, ao chegar na Clínica da Mulher, Villavencio já estava sem vida, em decorrência de três tiros na região da cabeça.
Durante troca de tiros com a polícia, um dos suspeitos pelo crime foi morto, e segundo informações, mais seis foram presos.
Ressaltando que o crime foi reivindicado por uma facção criminosa, Los Lobos, a qual conta com centenas de membros espalhados por presídios no país, sendo considerada a segunda maior do país.
Nos últimos anos, o Equador tem mostrado um aumento significativo de crimes associados ao narcotráfico, e em 2022, os índices de homicídios dobraram, na proporção de 25 para cada 100 mil habitantes.
Um vídeo circulando nas redes sociais mostra o candidato deixando o local e posteriormente, sendo baleado, inclusive, outras pessoas presentes também ficaram feridas.
Logo após o ocorrido, o presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretou estado de emergência no país pelo período de 60 dias, além de três dias de luto oficial.
Quanto às investigações sobre o crime, a Procuradoria está em busca do mandante e possíveis motivações, entretanto, segundo a assessoria de campanha do candidato, ele havia recebido duas ameaças de morte, mas mesmo assim, preferiu não usar colete à prova de balas.
Apenas lembrando que as eleições estão marcadas para o próximo dia 20 de agosto, e segundo o presidente atual, serão mantidas, porém, com um maior efetivo policial a fim de garantir a segurança dos eleitores.
Conheça a trajetória de Fernando Villavicencio
Fernando Villavicencio, 59 anos, era jornalista e ferrenho ativista político, ocupando o cargo de deputado até a dissolução da Assembleia Nacional equatoriana, onde presidiu a Comissão de Supervisão da Assembleia de 2021 a 2023.
Foi então que decidiu se candidatar à Presidência da República do Equador, sendo conhecido por denunciar práticas de corrupção nos mais diversos segmentos, além de facções criminosas.
Um de seus planos de governo era combater o terrorismo, além de agir contra o narcotráfico e outras práticas ilegais.
Villacencio também tinha destaque ao se mostrar defensor dos trabalhadores e dos povos indígenas.
Ao longo de sua carreira como jornalista, ele fez críticas a vários governos, como de Rafael Correa e o próprio presidente atual do Equador, Guillermo Lasso.
Vale mencionar que Fernando, do partido Movimiento Construye, aparecia na segunda posição em intenção de votos, perdendo apenas para Luísa Gonzalez, integrante do partido do ex-presidente Rafael Correa.