COPA DO MUNDO DE 2030: seis países vão sediar o torneio; entenda
Evento já era o maior acontecimento esportivo do planeta e será ainda melhor
O maior torneio esportivo do planeta vai ganhar uma nova cara na comemoração de seus 100 anos. Num movimento surpreendente, a FIFA (Fédération Internationale de Football Association) decidiu ter uma Copa do Mundo em seis países e três continentes diferentes.
Essa edição global vai acontecer em 2030 e você vai saber tudo mais sobre isso no artigo abaixo!
Copa do Mundo global
A FIFA anunciou nesta quarta-feira (04) que a Copa do Mundo de 2030 acontecerá em seis países diferentes: Espanha e Portugal na Europa e Marrocos na África serão os principais anfitriões.
Além disso, para comemorar os 100 anos da competição, que teve sua primeira edição em 1930 no Uruguai, os jogos de abertura serão no país citado e também na Argentina e Paraguai, todos na América do Sul.
Desse modo, todas essas seleções já estão classificadas para o Mundial como países-sedes.
Havia a possibilidade do Chile também ser incluído nos jogos de abertura já que ele também fazia parte do bloco sul-americano que pleiteava sediar a Copa. Mas a FIFA entendeu que seria desproporcional com a outra candidatura.
Assim sendo, escolheu Uruguai por ter sido sede em 1930, a Argentina por ser a atual campeã mundial e o Paraguai por ser sede da Conmebol (Confederación Sudamericana de Fútbol).
Espanha, Portugal e Marrocos serão as sedes oficiais
Apesar de toda essa movimentação em torno dos seis países divulgados, a FIFA oficializou que somente Espanha, Portugal e Marrocos serão considerados as sedes da Copa do Mundo de 2030.
Para não deixar o centenário da competição passar em branco, foi encontrada essa saída com os países sul-americanos.
Nesta quinta-feira (05), o presidente da Federação Marroquina de Futebol (FMRF), Faouzi Kekjaa, afirmou ainda que o país africano deseja ser palco da final da Copa de 2030 em um novo estádio em Casablanca, capital econômica do Marrocos.
Esperamos viver uma final extraordinária que homenageie todo o continente e as gerações jovens num estádio em Casablanca, que será extraordinário e maravilhoso.
Faouzi Kekjaa
Com três países como sede, a FIFA espera contar com 14 ou 18 estádios disponíveis para a Copa do Mundo – que vai reunir 48 seleções participantes, assim como em 2026 que terá Estados Unidos, Canadá e México como anfitriões.
E o Brasil?
Obviamente, a Seleção Brasileira de futebol precisará passar pelas Eliminatórias da Copa do Mundo junto com os países restantes – Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Essas setes seleções sul-americanas vão disputar três vagas diretas para a Copa do Mundo de 2030. Ainda haverá uma vaga de repescagem, contra um rival a ser definido posteriormente.
Para o Brasil em especial, deve ser o primeiro mundial sem Neymar que terá 38 anos e é bastante improvável que ele consiga disputar a competição.