Governo divulga FESTA DE SETE DE SETEMBRO: saiba como será
Tradicional evento em comemoração pela Independência do Brasil terá 200 convidados e homenagem para as Forças Armadas; slogan já foi decidido pelo governo.
O dia sete de setembro é uma data muito importante e celebrada no Brasil. Isso porque, nesse mesmo dia, há 201 anos, D. Pedro I proclamou que o país estava deixando de ser colônia de Portugal.
A chamada Independência do Brasil gera alguns questionamentos sobre a motivação do imperador, contudo, o que é fato é que se trata de um dia em que grande parcela da população e governantes comemoram o feito.
Assim, na última terça-feira, o atual Governo divulgou a programação do evento. Veja a seguir.
Sete de setembro terá homenagem às Forças Armadas entre outros acontecimentos
Na próxima semana, mais precisamente dia sete de setembro, o Brasil irá comemorar 201 anos da proclamação da Independência do Brasil.
A data, emblemática histórica, política e socialmente para todo o país, começou a ser de fato celebrada apenas cinco anos depois, em 1826, quando D. Pedro I designou tal festividade e o parlamento a consagrou.
Desde então, muitos foram os eventos, com desfiles e as chamadas paradas militares.
Este ano, o governo Lula (PT) divulgou com pouco mais de uma semana de antecedência o evento que irá ocorrer em Brasília.
As arquibancadas para prestigiar a festa ao vivo terão seu acesso liberado a partir das seis horas da manhã. O início está previsto para às nove horas.
A estimativa é que haja cerca de 30 mil pessoas. Além delas, serão em torno de 200 convidados, compostos por ministros e representantes das Forças Armadas os quais irão assistir ao desfile na tribuna de honra junto com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A celebração será iniciada pelo tradicional desfile na Esplanada dos Ministérios. Com duas horas de duração, ele será dividido em quatro temas: Paz e Soberania, Ciência e Tecnologia, Saúde e Vacinação e Defesa da Amazônia.
Após o desfile, será feita uma homenagem às Forças Armadas na área externa do Museu Nacional. Quanto à Esquadrilha da Fumaça, a apresentação dela será mantida.
Outro ponto importante diz respeito à escolha do slogan do atual governo, que será Democracia, Soberania e União.
Vale destacar ainda que a cerimônia foi organizada com o auxílio do Ministro da Defesa, José Mucio, e dos chefes das Forças Armadas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Já com relação ao trânsito, a partir do dia anterior à festa (portanto, seis de setembro), as vias da Esplanada estarão bloqueadas desde a altura da Catedral até a Praça dos Três Poderes.
Resgate do sete de setembro
Após um período tenebroso da história do Brasil, o atual governo tem procurado resgatar os símbolos do país. Assim, muito mais que um evento, a comemoração do sete de setembro representa trazer de volta o país a quem de fato ele pertence: ao povo brasileiro.
Desta forma, embora com uma grande preocupação com atos terroristas ou manifestações mais acaloradas por parte de apoiadores do governo anterior, o presidente Lula não cogitou mudar o protocolo da comemoração.
Além disso, a ideia é que a celebração pelo sete de setembro seja de fato pelo Brasil, e não pelo governo.