Globo fica PROIBIDA de usar nome de novela: BRIGA NA JUSTIÇA
Nome já está registrado e Globo pode perder a chance de usar famoso nome
A Rede Globo é uma das emissoras mais poderosas e influentes do país. Suas novelas ditam moda e suas propagandas e posições já fizeram muita diferença na condução política do país.
Mesmo com tanto poder, a empresa não ganha todas. Atualmente ela está envolvida em uma polêmica que pode fazê-la perder o direito de usar um nome em uma novela.
O imbróglio virou caso de justiça e pode levar a Globo a perder título de sucesso.
Saiba mais a seguir.
Globo traz novo remake mas empaca no nome
A Rede Globo tem apostado em remakes para garantir as audiências de suas novelas. Pantanal (2022) e a recente Elas por Elas (2023) são exemplos disso.
A estratégia é simples: trazer histórias que tiveram estrondoso sucesso com seu nome já conhecido e adaptadas para os dias de hoje. Logo, o título da obra faz grande diferença nesse cenário.
Contudo, a emissora carioca vem enfrentando um obstáculo exatamente no quesito “título conhecido”. Isso porque, ao tentar registrar o título do novo remake no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), o nome já estava registrado por outra pessoa.
Trata-se de Renascer, trama de 1993 que será a nova novela das nove da Globo.
Polêmica judicial
Acontece que a marca Renascer já é registrada para um salão de beleza. O responsável pelo registro é Luiz Carlos da Silva, que não concordou que o canal de TV utilize o termo em questão.
Com a negativa do novo titular da marca, a Globo tenta registrar como Renascer Remake, porém é possível que isso lhe traga problemas.
Isso porque, na realidade, a emissora aproveitou o processo lento de autorização do INPI para fazer o novo registro, o qual teve prazo expirado para contestação por parte de Luiz Carlos da Silva.
Desta forma, embora a análise e autorização do registro demore mais tempo do que a duração da novela (de um a dois anos), caso Luiz Carlos recorra, a situação pode acabar sendo tratada por vias judiciais.
A novela (e a marca) Renascer
A novela Renascer foi uma obra de Benedito Ruy Barbosa, veiculada pela Rede Globo em 1993.
A trama gira em torno de José Inocêncio (Antônio Fagundes) e sua família, com destaque para a rejeição dele ao filho mais novo (Marcos Palmeira), após sua esposa Maria Santa (Patrícia França) morrer no parto do caçula.
O folhetim foi um grande sucesso e contou com participação de estrelas como Leonardo Vieira, Adriana Esteves, Patrícia Pillar, Fernanda Montenegro, entre outros gigantes da dramaturgia.
Para o remake, que deve estrear em 2024, a obra contará com texto de Bruno Luperi.
Quanto à marca Renascer, em 1993 a Globo conseguiu autorização de uma fundação que era detentora do termo na época.
Em 2014 o registro foi adquirido por Luiz Carlos. Ele estava expirado há 10 anos.
O INPI tem classificações específicas e o atual detentor do nome o incluiu naquele de interesse da Globo com validade para até 2027.