É seguro comprar carros de leilão?
Sim, é seguro desde que você siga algumas dicas desta matéria.
Como participar de leilões?
Uma coisa que é bom frisar é o seguinte: Qualquer pessoa maior de idade poderá participar de um leilão, e você poderá se cadastrar em leilões presenciais ou em leilões online. Mas sempre que possível, procure optar pela forma de leilões pessoalmente, principalmente pelo seguinte:
Assim, você poderá verificar o veículo em questão no pátio da empresa, e verificar se é viável a aquisição do mesmo. Vale lembrar que você não poderá dar a partida no carro, somente poderá averiguar a parte estética do mesmo, inclusive o acabamento e dependendo do caso, eles mostram o motor.
Outra coisa que é bom lembrar é o seguinte, sobre a documentação: Se você comprar um carro desses, você terá de arcar com todos os custos de multas, impostos atrasados do antigo dono. Sendo assim, fique atento ao edital do leilão, onde todas as informações serão citadas.
Procure também pesquisar o histórico do carro, o famoso Gravame, ou procure informações no Detran do seu estado, e assim, evite uma série de problemas e dores de cabeça.
O mais importante aqui não é o bem em si, e sim, pesquisar se o leiloeiro está de fato cadastrado na Junta comercial do seu estado e se o mesmo está habilitado para operar como leiloeiro.
Dicas para evitar golpes
Siga estas dicas para evitar problemas, principalmente com golpes de falsos leilões online
Avaliar o bem de interesse
Procure todas as informações possíveis do veículo que você quer adquirir, peça fotos, vídeos, e se possível vá até o pátio para ver o carro em questão. Uma coisa que é bom ser falada é a seguinte: A visita pessoalmente é obrigatória, podendo ser de seu direito ir lá verificar o bem em questão.
Pesquisar a empresa leiloeira
Existe um site chamado Os Leiloeiros e lá, sempre é informado uma lista com a relação atualizada de todos os leiloeiros oficialmente inscritos nas juntas comerciais espalhadas pelo Brasil. Se você ver um que não está cadastrado, a dica é a seguinte: Fuja que é cilada bino!
Leia o edital do leilão
Todo leilão tem um edital, e nele consta todas as informações desde o leiloeiro responsável, seu número de registro na junta comercial, e tem todo o detalhamento das informações das regras dos bens a serem leiloados e das taxas que irão ser cobradas.
Se no momento do leilão ocorrer algo fora disso, desconfie. Falsos leilões online sempre erram nas informações em algum momento.
Atente-se para os Valores
Desconfie de preços muito abaixo do mercado, normalmente os preços de carros ficam entre 10% a 40% abaixo da tabela FIPE. Some também todas as taxas que podem ser cobradas e incluídas no leilão. Calcule também os valores de documentação que você terá de arcar.
Pagamento
Lembre-se, carros de leilão não podem ser financiados, por isso, caso vá comprar, saiba que o pagamento dos valores são à vista. E nunca faça o pagamento dos valores a terceiros, e sim, a conta oficial da leiloeira.
Somente compre ou dê lances se tiver certeza, pois desistência gera multa.
Cuidados a serem tomados
As novas tecnologias facilitaram muito a vida das pessoas, porém, possibilitou a criação de novos tipos de golpes. Infelizmente existem milhares de falsos leilões na internet, e somente com a finalidade de roubar as pessoas, sendo assim, redobre a sua atenção em leilões online.
Hoje em dia, vale ressaltar que, qualquer carro proveniente de leilão poderá ter seguro, desde que esteja inteiro e passe na vistoria, e que também esteja com todas as taxas pagas. O que ocorre é que elas cobrem o carro em valores abaixo da FIPE, por isso, atente-se no momento da contratação.
Cheque todos os custos que envolvem a compra do veículo antes de arrematá-lo no leilão, como por exemplo: débitos anteriores, taxa de comissão do leiloeiro, taxas administrativas, taxa do transporte do veículo, laudos, e outros documentos que o carro irá precisar.
Lembre-se, comprar carro de leilão não tem garantia, e nenhum direito de troca ou devolução. Tudo que precisar ser reparado irá sair do seu bolso.
Sim, caso você compre um carro de leilão, poderá sim, revendê-lo. Depois que o carro sai de propriedade da leiloeira, você poderá convertê-lo e financiá-lo para outra pessoa.
Contudo, lembre-se que algumas corretoras especializadas em seguro de carro não aceitam automóveis de leilão.