Autônomo pode emitir nota fiscal de serviços?
Autônomo pode emitir nota fiscal de serviços? Uma das principais dúvidas de quem trabalha de maneira autônoma está relacionada à emissão de notas fiscais.
Isso é ainda mais necessário quando a prestação de serviços é para pessoa jurídica, que exige o documento para realizar a contabilidade da empresa.
Se você está preocupado ou não sabe se é possível emitir nota fiscal de serviço, então não se preocupe mais, pois, trouxemos uma série de informações que ajudará você a entender se você pode, ou não, emitir esse tipo de documento para seus clientes.
Vamos lá!
Veja também: Importância de emitir Nota Fiscal de Importação.
Navegue por tópicos
Por que emitir nota fiscal de serviços?
Antes de mais nada, como foi dito na introdução desse conteúdo, muitas vezes as empresas exigem a emissão da nota fiscal, o que pode não acontecer quando o cliente é pessoa física e somente o recibo é uma opção.
Portanto, se você é autônomo, veja abaixo as principais dúvidas que esses profissionais possuem em relação a emissão de NFS-e, a Nota Fiscal de Serviços.
Preciso ter CNPJ para emitir nota fiscal de serviços?
A principal pergunta que circula é: “Preciso ter CNPJ para emitir nota fiscal de serviços?“
A resposta é sim, sendo pessoa física você consegue realizar o processo de emissão de nota fiscal de serviços, mas isso não é recomendável e possui uma série de burocracias que irão tomar muito do seu tempo.
Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer, caso ainda não tenha feito, é realizar o cadastro autônomo como pessoa jurídica.
Como emitir nota fiscal sem CNPJ
Para emitir nota fiscal sem CNPJ é necessário que você se cadastre no seu município como autônomo ou artesão, dessa maneira você poderá realizar o processo de emissão sem a necessidade de ter um CNPJ
Mas, como dito anteriormente, abrir um CNPJ é a melhor maneira de realizar o processo sem muitas burocracias.
Como se dá o processo de emissão de NF-e
Agora que você já sabe que é possível emitir nota fiscal sem a necessidade de ter um CNPJ e já realizou sua inscrição de autônomo, agora você deve acessar preencher o formulário de emissão através da internet.
Vale lembrar que após o preenchimento a solicitação de nota fiscal avulsa deverá ser deferida, o que pode ser um processo automático ou não.
Caso o processo seja automático, basta imprimir a nota fiscal eletrônica e pronto, você já estará com o documento em mãos.
Mas, se for necessário aguardar o deferimento da nota fiscal avulsa será necessário acompanhar a solicitação e, estando tudo certo, quando a emissão for deferida você poderá imprimir o documento definitivo.
Como abrir um CNPJ para emitir nota fiscal
Se você acha que a melhor opção é ter um CNPJ, então você está no caminho certo, pois, a maneira citada acima pode ser um empecilho em determinado momento do seu trabalho.
Para ter um CNPJ o procedimento não é tão difícil quanto parece, basta se cadastrar como MEI diretamente pela internet, inserir as informações corretas no formulário e pronto, você já será um microempreendedor individual.
Agora você terá maior facilidade na emissão de notas fiscais para seus clientes e poderá agilizar o processo através de aplicações de automação.
Vale lembrar, ainda, que se em determinado momento você necessitar abrir uma micro empresa, não é necessário se preocupar, basta realizar o procedimento com seu contador.
Conclusão
Com certeza você já descobriu tudo o que precisava saber sobre nota fiscal de serviço e está pensando nos seus próximos passos, não é mesmo?
Sem dúvida, mas, lembre-se de voltar ao site sempre que precisar de mais dicas e informações a respeito do assunto que, com certeza, você não vai querer perder.
Até mais!