BOLSA FAMÍLIA: programa tem CORTE IMENSO e você PRECISA SABER MAIS!

Governo faz corte gigantesco no Bolsa Família. Quais beneficiários foram cortados do programa?

Para quem é beneficiário do Bolsa Família, é importante estar muito bem atento, pois o governo fez um corte gigantesco no programa.

Medidas tiveram que ser tomadas por uma série de fatores, e muitas pessoas foram pegas de surpresa e nem entenderam os motivos dos bloqueios.

Se você fez parte dessa lista ou conhece alguém, continue a leitura e saiba mais!

IMG 3271
Reprodução: Instagram

Governo faz corte no Bolsa Família

O Governo Lula faz um corte imenso no programa Bolsa Família, tendo em vista que identificou diversas irregularidades.

O grupo de beneficiários que teve seus benefícios suspensos foi aquele que dizia que morava sozinho, uma vez que, durante o Auxílio Brasil de Jair Bolsonaro, houve um aumento significativo de pessoas atendidas.

De 15% passou para 27%, levantando a hipótese de uma eventual fraude.

Os chamados benefícios unipessoais no decorrer da gestão Bolsonaro apresentaram um salto de 2,2 milhões para 5,9 milhões, afetando diretamente famílias compostas por mais pessoas.

Nesse cenário, o governo atual passou a reavaliar esses cadastros, e já no mês de abril, fez um bloqueio temporário dos pagamentos de cerca de 1,2 milhão de beneficiários, requisitando o recadastramento.

Com base nessa avaliação, o governo suspendeu o Bolsa Família a 934 mil beneficiários, os quais relatavam que moravam sozinhos.

No total, serão revisados 6 milhões de cadastros, cuja maioria entrou no programa dias antes das eleições presidenciais, o que pode evidenciar sinais de fraude.

No entanto, as pessoas serão comunicadas acerca da revisão, e de acordo o governo, a ideia é finalizar tudo até o fim de 2023.

Como saber se o Bolsa Família foi cancelado?

Como o governo está revisando todos os cadastros do Bolsa Família, uma dúvida frequente é como saber se o benefício foi cancelado.

Além das irregularidades citadas acima que podem levar ao cancelamento do benefício, saiba que muitas pessoas saem do programa por não atualizarem seus dados ou melhoraram a renda, não tendo mais o perfil para recebimento, ou ainda pelo descumprimento dos requisitos.

Por exemplo, não respeitar as exigências quanto à saúde e educação de crianças.

Agora, para saber se o benefício foi cancelado, basta acessar o aplicativo do Bolsa Família, disponível para Android e iOS. Além disso, no próprio extrato bancário terá uma mensagem informando sobre o cancelamento.

Em caso de cancelamento em razão da ausência de atualização do cadastro ou descumprimento dos requisitos referentes à educação e saúde, é necessário que o beneficiário entre com um recurso.

Para isso, é só comparecer na central de atendimento do Cadastro Único ou Bolsa Família onde fez o cadastro, levando os documentos solicitados e requerer a regularização.

Saiba quem tem direito ao Bolsa Família e como solicitar

Em primeiro lugar, saiba que o Bolsa Família é um programa do governo direcionado a famílias em situação de vulnerabilidade.

Para ter acesso ao benefício, as famílias devem se enquadrar nas categorias de pobreza e extrema pobreza, que, de acordo com o Ministério da Cidadania, possuem uma renda mensal per capita de até R$ 218 reais.

Além disso, é necessário o cadastro no CadÚnico, que pode ser feito por meio do app ou site. Depois, é só seguir as orientações, apresentar os documentos e se submeter a uma entrevista.

você pode gostar também