Como se destacar na internet? Dicas para redes sociais e sites
Como se destacar na internet? O potencial da internet já é algo que todos conhecem e a revolução que ela causou é sentida globalmente.
Um bom exemplo para provar isso: se há poucas décadas a comunicação com alguém no Japão seria cara por telefone ou demorada por carta, agora é instantânea por um aplicativo como o WhatsApp e grátis.
A internet também possibilitou um mundo de possibilidades de trabalhos, fontes de renda e novas formas de ganhar a vida.
Os influenciadores são a parte mais visível, mas os trabalhos freelancer e a maior facilidade para se conectar com gente de todos os lugares abriu o mercado para profissionais de todos os tipos.
Mas como se destacar com tanta gente nesse mercado global? O sonho de ser um influenciador ou ter um site rentável é algo comum a muita gente.
Mas é preciso evitar erros que podem prejudicar essa carreira. Abaixo vamos citar algumas dicas para se destacar com seu projeto.
Procure boas referências
A internet não é mais um mundo novo, que acabou de sair do forno. É provável que sua ideia já esteja sendo realizada por outra pessoa ou empresa no mundo.
Por isso é importante ter boas referências de tudo que está sendo feito em sua área, seja ela um nicho ou popular, e também bons exemplos em outras linhas.
Um exemplo disso é o dinâmico mundo do iGaming. Há uma série de melhores casas de apostas esportivas que estão chegando no mercado brasileiro e sendo avaliadas pelo Esportiva Aposta.
Entretanto, a lista muda a todo momento com novas empresas, modelos de negócios e ofertas para seus clientes.
Na internet o mercado é dinâmico e é preciso se reinventar a todo momento. O influencer da moda de hoje pode ser superado amanhã, assim como outros criadores de conteúdo, sites de serviços e aplicativos.
Por isso mantenha-se atualizado especialmente no seu ramo e busque inspiração nos mais diversos lugares.
Entenda o seu meio
Sobre o que você quer falar? Sobre moda, comida, viagem, tecnologia…? Onde está o seu público?
A linguagem é mais séria e exige um canal no YouTube e um site para ter um blog completo? Ou é mais desinibida e visual e pede por um perfil no Instagram e outro no TikTok?
Depois de buscar boas referências, chegou a hora de entender melhor seu público em potencial e onde ele está.
De novo o mercado de iGaming é uma boa comparação. O investimento nos sites foi grande, mas com a concorrência cada vez maior, foi necessário investir também em influenciadores e no patrocínio de times de futebol e competições esportivas.
Porém, isso não é garantia de bons serviços. Por isso é preciso conferir o Esportiva Aposta para saber quais são as melhores casas e as plataformas mais seguras.
Apenas boas campanhas de marketing não são suficientes: é preciso ter conteúdo e oferecer valor para seus clientes.
Resiliência e constância
É difícil começar na internet. O número de seguidores cresce lentamente, os produtos vendidos não são tantos, parece que a cada passo para a frente são dois para trás… Mas é preciso ter resiliência e constância.
Um criador de conteúdo nas redes sociais precisa postar todos os dias, acompanhar o que está rolando, inclusive nas tendências de cada rede social e responder todas as mensagens.
Um canal no YouTube precisa ter vídeos a todo momento e também estar esperto com as mudanças no algoritmo da plataforma.
Quem tem um site precisa dar razões para o leitor voltar a todo momento, não só quando cai de paraquedas nele.
O que diferencia um bom perfil e um bom site são as atualizações. Mantendo um padrão de postagens, a sua chance de se destacar já é muito maior.
E não desista nos primeiros contratempos: eles são criados para diferenciar o projeto que falha e o que perdura.
Crie, analise, repense se for necessário e adapte-se, porque a internet exige isso a todo momento.