Fuja do GOLPE DO 0800 seguindo estas DICAS
Golpistas costumam entrar em contato com a vítima por SMS ou aplicativo de mensagens; federação responsável por transações bancárias alerta para o golpe.
Nos dias de hoje existem muitas maneiras de realizar pagamentos ou outras transações financeiras. Com o advento da internet e inúmeras facilidades vindas com ela, é cada vez mais prático e rápido fazer compras, pagamentos, entre outras ações do tipo.
Contudo, assim como essas atividades do dia a dia foram facilitadas, muitos golpistas estão aproveitando para praticar crimes contra seus usuários.
Veja a seguir mais um golpe, desta vez envolvendo o famoso 0800.
O 0800
A numeração 0800 é mundialmente conhecida como uma forma gratuita de entrar em contato com determinada empresa. Trata-se da nomenclatura popular para a Discagem Direta Gratuita (DDG).
Tais números vêm sempre antes de uma sequência de outros algarismos e é geralmente disponibilizado pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou outro setor para que usuários contactem por telefone as empresas sem pagar por isso.
Devido à conhecida disponibização, golpistas têm utilizado o 0800 para dar credibilidade aos seus atos criminosos junto à população.
O golpe do 0800
Com a popular segurança conferida pelo 0800, muitas pessoas não desconfiam e acabam ligando para o número fornecido em atos fraudulentos.
Segundo alerta a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), tem acontecido um golpe utilizando justamente o prefixo 0800. Trata-se da chamada engenharia social, em que o criminoso aplica técnicas específicas de persuasão para enganar as pessoas.
O crime consiste em enviar mensagem via SMS ou aplicativo para a vítima, informando que houve uma compra suspeita, em que a transação apresenta um valor alto.
Em seguida, o golpista orienta a entrar em contato por uma central de atendimento para que a situação seja esclarecida e resolvida. Essa central, no entanto, é falsa.
Como o telefone inicia com o 0800, a vítima acaba se sentindo segura para realizar a ligação, porém, faz parte do golpe justamente passar essa ideia de credibilidade conferida por tais números iniciais.
Quando a pessoa faz contato, a informação é que o valor em questão não consta na fatura do cartão porque a compra ainda está em análise. Além disso, é falado que, para solucionar o problema, é necessário que a vítima repasse alguns dados sobre sua conta bancária.
Com isso, a pessoa é levada a passar informações pessoais, como número de documentos e até mesmo senhas.
Orientação da Febraban
Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, alerta para que os clientes nunca retornem ligações de 0800, principalmente quando a informação é dada via mensagens.
Além disso, a instituição pode até entrar em contato ao suspeitar de alguma transação, contudo nunca irá solicitar por telefone ou mensagens dados como senhas e token.
Por fim, em caso de dúvidas, a orientação é que o usuário entre em contato diretamente com seu gerente ou através do canal oficial de seu banco.