Melhor patins para iniciantes: como escolher o ideal?
Melhor patins para iniciantes: como escolher o ideal? Os patins são um equipamento que faz parte de algumas práticas esportivas, mas que também pode ser executado de maneira amadora. Também oferece um passatempo legal tanto para adultos como para crianças.
Além disso, ao patinar se adquire muitos benefícios a sua saúde, como o controle de peso, melhora o equilíbrio e a coordenação motora, tonifica os músculos, estimula a concentração, fornece bem-estar ao organismo, entre outros.
Para os amantes de velocidade, é uma ótima alternativa para se aventurar correndo ou para dançar com mais agilidade. Por isso, vamos te apresentar como escolher o melhor patins para iniciantes, com dicas práticas para você que pretende iniciar nessa atividade ou presentear alguma criança com esse item. Confira!
Dicas para escolher o melhor patins?
Os patins é um equipamento com rodas que se utiliza nos pés para se locomover, podendo participar de diversos desportos, como no hóquei. Há algumas décadas, era sensação entre os jovens urbanos e continua como uma prática para os amantes de velocidade, aventura e dança.
Existem alguns modelos indicados para cada finalidade específica, esporte ou atividade, a fim de promover conforto, desempenho e agilidade. Ao optar pela modalidade, é possível analisar aspectos, como o tipo, tamanho, material e a segurança, a fim de decidir pelos patins adequados.
Além disso, é fundamental patinar utilizando os equipamentos de proteção para promover uma maior segurança, como capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas.
Com tantos detalhes, separamos os principais critérios a seguir para você entender mais e saber escolher o melhor modelo de patins para iniciantes, seja para adultos ou para as crianças. Veja:
Entenda diferença entre os tipos de patins quad x inline
Atualmente, os dois tipos de patins mais usuais são o quad e inline, tanto para público infantil como para os adultos.
Os patins quad são os mais indicados para iniciantes. Isso se deve devido a sua estrutura, o qual é mais fácil de se equilibrar e locomover. Possui 4 rodas paralelas, organizadas como se fosse um carro. Ou seja, duas na frente e duas atrás. Para frear, é preciso colocar um dos pés com a ponta no chão, para que a borracha ajude na frenagem.
Já os patins inline, possuem a disposição das rodas em linha. O sistema para frenagem fica na parte de trás, necessitando inclinar os dedos do pé para cima, apoiando a estrutura atrás do calcanhar para entrar em contato com o chão.
Por esse motivo, o grau de dificuldade para utilizá-lo é maior que o quad, ideal para quem já possui uma certa experiência.
Verifique se é modelo adulto ou infantil
Outro ponto é sobre a faixa etária. É fundamental observar se é indicado para o público infantil ou adulto, já que para as crianças, os patins tendem a ser mais leves para aumentar o conforto e desempenho. Há diversos modelos infantis coloridos, e até dos personagens favoritos para tornar a prática ainda mais divertida.
A partir dos 4 anos, eles já podem se aventurar na patinação, sendo os patins quad os mais recomendados para essa fase. Por isso, aposte em patins confiáveis e próprios para crianças, possibilitando mais estabilidade e equilíbrio aos pequenos, além de incentivar uma prática esportiva desde cedo.
Para os adultos, são mais indicados os modelos mais elaborados. Dentre eles, os modelos profissionais são ideais para a prática de um esporte em questão, pois seu design é mais voltado para melhorar o desempenho.
Confira o tamanho
Para isso, veja qual é o tamanho das botas e escolha uma com tamanho adequado aos pés de quem for utilizar. Antes da compra, uma dica é experimentar com meias, para verificar se aperta os pés.
Para as crianças, prefira um número maior, já que estão em fase de crescimento e podem ficar apertados em pouco tempo. Ou também, os modelos que tenham ajustes para conseguir regular o tamanho e manter os pés bem fixos.
Analise o material
Como é um equipamento que sofre bastante atrito com o chão, é importante escolher um material que seja resistente, durável e confortável. Os modelos de plástico são os mais comuns, mas tenha cuidado, pois são menos resistentes. Verifique as especificações do modelo conforme o objetivo de uso dos patins, seja para brincar, praticar de maneira amadora ou esportiva.
Pense no conforto
Observe se as botas dos patins contém material acolchoado no seu interior. Assim, o equipamento fica mais confortável para amortecer melhor os atritos do uso. Além disso, verifique se o fechamento ou outros detalhes não entram em contato com sua pele, podendo machucar.
Priorize a segurança
Quanto à bota, tenha atenção com o tipo de fechos, podendo variar entre cadarços, fivelas e velcros. São eles os responsáveis por manter seus pés bem fixos no equipamento, e assim promover a segurança. Atenção com os dispositivos de frenagem, para serem de boa qualidade e tenham boa eficiência. E claro, não se esqueça dos itens de segurança, que podem acompanhar os patins.
Pronto! Você já está apto a escolher o melhor patins para iniciantes. Gostou do artigo? Compartilhe esse post e convide seus amigos para essa aventura!