IMPOSTO DE RENDA: Saiba AGORA como saber se você caiu na MALHA FINA
Cidadão pode fazer a verificação via internet; veja o passo a passo e o que fazer caso tenha caído na malha fina.
O processo referente ao Imposto de Renda 2023 está chegando ao fim. Após as devidas declarações e análises, o último lote da restituição saiu no fim do mês de setembro.
Caso não conste nessa última listagem, é possível que você tenha caído na malha fina.
Contudo, para verificar se, de fato, o leão do IRPF te pegou, pode-se seguir um passo a passo e se antecipar ao informativo enviado pela Receita Federal.
Veja como a seguir.
Como saber se caí na malha fina
Caso não esteja constando em nenhum dos lotes de restituição, veja se você caiu na malha fina. Essa informação pode ser facilmente obtida via internet.
Para isso, é necessário seguir o passo a passo abaixo:
Pesquisa via computador
- Acesse o site do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (eCAC);
- Faça login com: seu CPF ou CNPJ, código de acesso e senha (Você também pode utilizar seus dados do Gov.br para fazer o login);
- Em seguida, clique em Meu Imposto de Renda;
- Nesse momento, aparecerá uma lista com as declarações disponíveis para a consulta. Clique naquela referente ao IRPF de 2023;
- Com isso, haverá à direita várias opções. Selecione Pendências de Malha.
Pesquisa via aplicativo no celular – com dados da Receita Federal
- Baixe o app Meu Imposto de Renda;
- Faça login com: seu CPF ou CNPJ, código de acesso e senha;
- Clique em Meu Imposto de Renda;
- Com a lista com as declarações disponíveis para a consulta, selecione aquela referente ao IRPF de 2023;
- Caso você tenha caído na malha fina, aparecerá a opção Pendências de Malha.
Pesquisa via aplicativo no celular – com dados do Gov.br
- Baixe os aplicativos Meu Imposto de Renda e Gov.br;
- Faça login no IRPF via Gov.br;
- Selecione a declaração referente ao IRPF de 2023;
- Caso você tenha caído na malha fina, aparecerá a opção Pendências de Malha.
O que fazer se caí na malha fina
Cair na malha fina significa que, após análise da declaração do IRPF, a Receita Federal identifica nela informações insuficientes, conflitantes e/ou suspeitas, ainda mais ao cruzar esses dados com de outros declarantes.
Verificando alguma inconsistência antes de receber a notificação da RF, existe a possibilidade de enviar documentos para complementar a declaração ou para retifica-la.
Isso pode ser feito na opção Dossiê Digital de Atendimento, presente nos acessos descritos acima. Tal documentação será avaliada por um auditor da Receita Federal.
Caso haja algum valor a ser quitado, este poderá ser descontado na restituição. Não havendo tal repasse, o valor devido deverá ser pago mediante DARF.
Para envio de documentos e impressão de boletos, faça o seguinte:
- Vá em Orientações;
- Selecione Para Atender à Malha Fiscal;
- Clique no seu tipo de pendência.
Depois disso, basta enviar os documentos necessários ou realizar o que for pendente e aguardar a conclusão da nova auditoria da Receita Federal.