Será que fui APROVADO no CadÚnico? DESCUBRA AGORA

Você fez a sua inscrição no CadÚnico e não sabe se foi aprovado? Como saber? Descubra aqui!

A aprovação no Cadastro Único é que dá o direito às pessoas terem acesso a vários programas sociais, como Bolsa Família e outros benefícios.

Mas como saber se eu fui aprovado e assim poder começar a receber meu benefício?

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Como faço para saber se fui aprovado no CadÚnico?

Antes de tudo, vale lembrar que a inscrição no Cadastro Único é o que permite que as pessoas possam participar de vários programas sociais criados pelo Governo, como Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), desconto na conta de energia elétrica, entre outros.

Você se inscreveu e não sabe se foi aprovado?

Existem quatro maneiras para descobrir se o seu cadastro foi aprovado:

  • Com o NIS – Número de Identificação Social: a consulta pode ser feita no site, aplicativo ou nas unidades de atendimento;
  • Aplicativo Meu CadÚnico: no aplicativo, é possível acompanhar o status da sua solicitação;
  • Site oficial do Cadastro Único: no site, você pode ver se sua inscrição foi aprovada, bem como quando foi realizada a última atualização;
  • Através do telefone 0800 707 2003: esse telefone é do Ministério da Cidadania, outra opção para consultar sobre a aprovação do cadastro.

É importante ressaltar que depois da realização do cadastro, os dados passarão por uma análise e posteriormente validados pelo governo. Normalmente, o tempo de aprovação pode levar de 30 a 45 dias.

Agora, existem situações que pode demorar um pouco mais, principalmente em épocas de recebimento de muitas solicitações.

Para agilizar esse processo, é muito importante que os dados estejam atualizados, pois basta uma inconsistência para atrasar ainda mais.

Por isso, qualquer mudança nas informações fornecidas, devem ser imediatamente atualizadas, inclusive para as pessoas que já foram aprovadas.

Por exemplo, mudança de endereço da residência, telefone, novo emprego, etc.

A fim de continuar recebendo o benefício, seja ele qual for, o cadastro deve ser atualizado a cada 24 meses (2 anos), seja no posto de atendimento onde foi feito o cadastro ou no CRAS.

Como o governo está realizando um pente fino nos programas sociais, a fim de atestar que as pessoas se enquadram nos requisitos exigidos, é fundamental manter as informações atualizadas e mais importante, corretas.

Aprenda a como realizar a inscrição no Cadastro Único

Para se inscrever no Cadastro Único, é necessário comparecer a um dos postos de atendimento da sua cidade ou no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Lembrando que não é cobrada nenhuma taxa para fazer o cadastro.

O responsável pela família deve levar um documento de identificação com foto, CPFs de todos os membros da família e comprovante de residência, preferencialmente uma conta de luz.

Mas se algum integrante da família não tiver CPF, pode apresentar certidão de nascimento ou carteira de trabalho. Apenas relembrando

quem está elegível para se inscrever no CadÚnico: famílias com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo. Para integrar essa renda, todas as pessoas precisam viver sob o mesmo teto, mesmo que não sejam parentes.

Além de famílias, quem mora sozinho também pode se cadastrar, desde que cumpra com os critérios.

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