O que vai ACONTECER com quem vai prestar CONCURSO PÚBLICO? MUDOU TUDO?
Modelo das provas será alterado; confira a grande novidade.
Sabemos que passar em um concurso público é o sonho de muitas pessoas, que passam boa parte dos seus dias estudando inúmeras horas por dia, tentando decorar as matérias que caem em suas respectivas provas.
A metodologia dos concursos públicos está mudando. O Governo Lula III promete mudar drasticamente a forma atual, que obriga as pessoas a fazerem diversas provas durante todo o ano, em diversos cantos do país.
Deste modo, ao invés de muitas provas, o Governo Federal deseja fazer o CNU: Concurso Nacional Unificado, em moldes parecidos com a do Enem. O projeto é fazer com que a prova aconteça em 25 de fevereiro de 2024, com inúmeras cidades (180) como sedes.
Essa notícia foi dada pelo Ministério da Gestão, que deseja contratar mais de 8 mil pessoas para alguns dos órgãos federais do governo.
A medida foi confirmada por José Celso, secretário de Gestão, que deu a seguinte declaração a respeito da prova:
Nós estamos organizando um concurso público nacional unificado. O que é isso? […] O Ministério da Gestão está propondo um formato diferente do tradicional. A ideia é fazermos um concurso geral, único, unificado para todas essas vagas, de modo que a população possa ter acesso à sua escolha, a cada uma dessas áreas de concentração, de atuação do estado.
Isso muda muito a vida de todos os concurseiros, que não precisarão se deslocar tanto com a missão de fazer as provas para instituições federais.
Desta forma, ficou muito mais simples fazer com que a população se concentre para realizar esta prova. E com isso, só os mais preparados poderão passar e assumir os seus cargos em órgãos da Federação.
Milhares de vagas em Concurso Público
Em Administração Pública e finanças serão 580 vagas, em Setores econômicos, Infraestrutura e Regulação serão 1015 vagas, em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação serão 1.194 vagas, em Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário serão 1.040 vagas, em Políticas Sociais, Justiça e Saúde serão 1.470 vagas, no Trabalho e Previdência serão 940 vagas e no nível intermediário 692 pessoas serão contempladas.
De acordo com o Ministério da Gestão, aqueles ministérios que decidirem aderir a iniciativa terão até o dia 29 de setembro para emplacarem suas candidaturas ao grande concurso público.
Já a publicação do edital é prevista para uma data próxima ao natal, no dia 20 de dezembro de 2023.
Deste modo, quem quiser ir estudando para concurso público já pode se preparar para a realização da prova, que promete ser bastante concorrida.
Afinal de contas, um concurso público significa muitas vezes a independência financeira para algumas pessoas, que tendem a aproveitar esta chance que o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva está dando de retomada no serviço público.
Ser um servidor é um sonho de muitas pessoas, que tendem a passar horas do seu dia estudando para conseguir melhores condições de trabalho e uma vida cada vez mais confortável.
Deste modo, o Concurso Nacional Unificado promete ser uma plataforma muito democrática e fazer com que muitas pessoas cada vez mais possam entrar na carreira pública, servindo assim os órgãos federais.