Vidro é feito de que? Entenda
O vidro é utilizado em milhares de projetos em nosso dia a dia. Seja para quem busca por vidraçaria em BH ou em qualquer outra parte do país, pode ter certeza de contar com um material excelente para qualquer aplicação.
O vidro é um material versátil e muito utilizado em diversos tipos de projetos. Sua aplicação pode ser encontrada em ambientes comerciais, residenciais, institucionais e industriais. Ele pode ser usado nas mais diversas formas e acabamentos, o que torna possível atender às mais variadas necessidades. Seja para quem busca por vidraçaria em Belo Horizonte ou em qualquer outra parte do país, pode ter certeza de contar com um material excelente para qualquer aplicação.
Sua principal vantagem é a beleza visual, além de ser extremamente resistente. Por isso, é ideal para aplicações em ambientes internos e externos. Seja para quem busca por vidraçaria em Belo Horizonte ou em qualquer outra parte do país, pode ter certeza de contar com um material excelente para qualquer aplicação.
Janela, espelho, portas, pratos, copos e centenas de outros objetos que utilizamos em nosso dia a dia como por exemplo, o celular, são feitos utilizando o vidro.
Além disso, o vidro também é amplamente utilizado na indústria de eletrônicos, como no caso dos celulares. Sua versatilidade aliada à sua durabilidade fazem do vidro um material extremamente valioso.
É um material extremamente versátil e pode ser utilizado para diversos fins. Por isso, é um dos materiais mais utilizados na construção civil e na indústria de produtos de consumo. Além disso, o vidro também tem um papel importante na decoração de ambientes, dando um toque sofisticado e moderno a qualquer espaço.
Esse é um produto presente em nosso cotidiano de tal forma, que nem percebemos a sua presença dando o devido valor, em muitos casos. No entanto, se for retirado sem dúvida, poderá fazer uma grande diferença em nossa vida, uma vez que já estamos muito acostumados com a sua aplicação.
Nesse artigo você irá conhecer um pouco sobre o processo de fabricação do vidro e quais são os ingredientes utilizados para chegar a este produto indispensável atualmente.
Vidro é feito de que?
O vidro é feito de areia, soda e cal. A areia é o principal ingrediente, que dá ao vidro sua forma e textura. A soda e a cal são adicionadas para ajudar na fundição do vidro.
Outros ingredientes são o calcário e a sílica, que são fundidos juntos a uma temperatura extremamente alta. Essa mistura é derretida e depois resfriada rapidamente, o que resulta na formação do vidro.
Vidro é feito de areia, que é um dos principais ingredientes da composição do vidro. Outros ingredientes são o calcário e a sílica, que são fundidos juntos a uma temperatura extremamente alta. Essa mistura é derretida e depois resfriada rapidamente, o que resulta na formação do vidro.
Processo de fabricação do vidro
Os ingredientes necessários para a fabricação do vidro, são:
- 70% de areia;
- 14% de sódio;
- 14% de cálcio;
- 2% de componentes químicos.
Assim que os ingredientes são devidamente misturados, são levados a um forno industrial que chega a atingir temperaturas altíssimas de até 1500ºC.
Essa mistura deverá passar algumas horas nessa temperatura, até que atinja o formato e a textura necessárias.
Quando retirado do forno, a mistura é levada para um conjunto de moldes onde a dosagem será controlada nos moldes de acordo com o tamanho do vidro que deseja criar.
Mesmo nesse processo as temperaturas ainda são muito elevadas, próximo dos 1200ºC.
O líquido que será transformado em vidro, deverá receber ar e ser moldado até receber seu contorno definitivo.
Conforme as etapas e os moldes avançam, a temperatura do vidro cai para cerca de 600ºC. Em alguns casos pode necessitar voltar ao fogo e reiniciar o processo de moldura.
Caso não precise, poderá ser finalizado e então, basta aguardar esfriar por completo, para que possa ser manipulado normalmente.
Há algum tempo atrás a fabricação do vidro era considerada na verdade como uma obra de arte, afinal de contas, manusear um material altamente perigoso e ainda, em altas temperaturas, não era tarefa para qualquer pessoa.
Por isso, era considerado como uma tarefa para poucos e ainda, utilizado para certas finalidades que também poderiam ser compreendidas como obras de arte como, por exemplo, vitrais de igrejas, mosaicos, dentre outros.
Testes de qualidade
Sabendo da importância da utilização desse material, é necessário que o vidro passe por alguns testes de qualidade, antes de ser levado para a comercialização, garantindo assim a sua segurança e daqueles que irão utilizar.
Nesse processo é utilizado um scanner de elevada tecnologia que consegue detectar algumas falhas no vidro como, por exemplo, bolhas de ar e outras impurezas, que podem acabar comprometendo o material.
Aquelas peças que porventura apresentam algum perigo, podem ser levadas para o início do processo, fazendo parte do ciclo de vidro reciclável.