APOSENTADOS EM FESTA: INSS anuncia 25%? Como assim?
O INSS emite um comunicado anunciando o aumento de 25% nos salários dos aposentados. Será que isso é verdade?
O INSS é o órgão responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios. Daí a importância de se manter sempre atualizado em relação às últimos comunicados.
Mas será que é realmente verdade que os aposentados terão um aumento de 25%? Ou é mais uma fake news?
Continue a leitura e confira!
Saiba tudo sobre o aumento de 25% para os aposentados do INSS
O INSS – Instituto Nacional de Seguro Social -, é um órgão do governo responsável por diversos benefícios, entre eles, a aposentadoria.
Sendo assim, todos os beneficiários devem buscar o máximo de informações, principalmente no que diz respeito a quaisquer mudanças e aumento dos salários. Essa é a melhor maneira de terem seus direitos assegurados.
Então, que reajuste é esse de 25% para os aposentados do INSS?
É um benefício concedido aos segurados que necessitam de acompanhamento médico contínuo no seu dia a dia, ou seja, precisam de cuidados de terceiros.
No entanto, para que o aposentado em questão tenha direito a receber, o INSS estabelece alguns requisitos, entre os quais se destacam:
- Amputação de uma ou das duas pernas ou um ou dois braços, em situações em que há impossibilidade de colocação de próteses;
- Perda dos dois pés e uma das mãos, mesmo em casos em que a prótese seja possível;
- Perda de nove ou mais dedos das mãos;
- Cegueira total;
- Paralisia dos dois braços ou pernas;
- Doença que deixa a pessoa acamada;
- Alteração das faculdades mentais, deixando o indivíduo incapaz de tomar decisões e dificuldade em organizar pensamentos;
- Incapacidade para exercer atividades diárias, como tomar banho, alimentar-se.
Portanto, são situações em que o aposentado depende de outras pessoas para fazer tarefas do dia a dia.
Como
Primeiramente, para que o adicional de 25% na aposentadoria do INSS seja concedido, o beneficiário terá que se submeter a uma perícia médica no INSS.
Porém, para solicitar o benefício, existem alguns passos a serem seguidos. Confira, a seguir, o passo a passo:
- Acesse o Meu INSS, aplicativo ou por meio do telefone 135;
- Clique na opção “Novo Pedido”;
- No campo específico, digite “acréscimo de 25%”;
- Clique no benefício que aparece na lista;
- Leia o texto e siga as orientações.
Além disso, é necessário anexar o CPF e os documentos médios (atestado, laudo). Agora, no caso de representante legal ou procurador, é exigida uma procuração registrada em cartório ou particular, conforme o modelo disponibilizado pelo INSS, bem como documentos de identificação.
Uma perícia médica será agendada a fim de comprovar que é realmente o aposentado necessita de cuidados de terceiros. O INSS informa o dia, a hora e o local.
No dia marcado para a perícia, é necessário levar todos os exames e laudos, bem como um documento de identificação com foto.
Geralmente, a resposta da concessão do benefício de 25% ocorre num prazo de 45 dias, mas é possível acompanhar o pedido no site, aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.
Porém, tendo em vista que a demanda é muito alta, muitas vezes a solicitação pode levar mais que 45 dias, mas o governo está trabalhando para reduzir essa fila de espera.