VAI AÍ UMA CERVEJINHA? Conheça a bebida feita com ÁGUA RECICLADA
A novidade está sendo produzida nos Estados Unidos, a partir de água reutilizada de um prédio em São Francisco; empresa já produziu cerca de 7.200 latas da bebida.
A crise hídrica é um grave problema que assola todo o planeta. A poluição, o aquecimento global, entre outros agravantes, ameaçam algo essencial à vida na Terra.
Apesar disso, muitos governantes parecem não se importar com o fato de que, sem água, não existe ser humano. Felizmente, em contrapartida, existem grupos de pessoas e ONGs que vão na contramão e primam pela preservação e reutilização de recursos.
É o que veremos nesta história.
Startup lança bebida com águas residuais
Não é de hoje que uma grande parcela da população mundial vem alertando para o iminente colapso natural provocado pela ação do homem.
O consumismo, o uso irresponsável dos recursos oferecidos pelo planeta, desmatamentos e queimadas, a poluição e o aquecimento global têm levado a Terra a um caminho sem volta.
Contudo, nem tudo está perdido. Diversas instituições e pessoas físicas ativistas procuram evitar e consertar tais erros humanos.
A Epic Cleantec é uma delas.
A startup de reciclagem conta com o patrocínio da renomada Fundação Bill Gates para a produção de cervejas utilizando água reciclada de um gigantesco edifício localizado na cidade de São Francisco.
Para conseguir o investimento da instituição de Bill e Melissa Gates, a Epic Cleantec participou do programa Desafio Reinvente o Toalete. Desde 2012 a empresa conta com a participação da instituição de Gates.
A ideia da startup com a nova produção cervejeira é chamar atenção sobre as leis a cerca da utilização de água potável reciclada para fins comerciais.
Tanto é que as bebidas produzidas pela Epic Cleantec em parceria com a cervejaria norte-americana Devil’s Canyon Brewing Company é um produto de demonstração, visto que as leis da Califórnia não permitem sua comercialização exatamente por utilizar água reciclada.
Conscientização e processo de produção
Com o objetivo de levar à conscientização da necessidade de economizar e reutilizar recursos, a empresa de reciclagem utilizou águas residuais de pias, chuveiros e máquinas de lavar de um arranha-céu da cidade californiana, que conta com 550 apartamentos.
Segundor a startup, a purificação das águas residuais para a fabricação da bebida é feita em três etapas:
Fase 1: Remoção de contaminantes utilizando bactérias que atuam tal como aquelas presentes no estômago humano;
Fase 2: Filtragem por meio de membranas microscópicas;
Fase 3: Desinfecção da água com luz ultravioleta e cloro.
Segundo o CEO da Epic Cleantec, Aaron Tartakovsky, o rigoroso processo pelo qual passam as águas utilizadas em sua bebida é uma vantagem ao comparar com demais produções que “você abre a torneira e qualquer água que conseguir é com ela que você prepara”.
Já Chris Garrett, chefe da cervejaria parceira Devil’s Canyon, se surpreendeu com o resultado, dizendo que não é possível questionar a qualidade do novo produto baseando-se na água utilizada.
Tartakovsky completa dizendo que a fabricação da bebida, chamada Epic OneWater Brew, veio para oferecer um novo olhar com relação ao potencial não explorado das águas recicladas, sobretudo com crises hídricas recorrentes, como é o caso do oeste dos Estados Unidos. A região sofre com secas crônicas, agravadas pelo aquecimento global.