Cancelamento feito pelo Itaú PEGA CLIENTES DE SURPRESA: o que você acha?
O banco Itaú pegou seus clientes de surpresa ao suspender um de seus serviços. Provavelmente outras instituições farão o mesmo!
O Itaú, uma das instituições financeiras mais conhecidas do país e do mundo, adota uma medida que pegou grande parte de seus clientes de surpresa.
Embora a desativação do serviço venha sendo feita de forma gradual desde 2022, segundo a assessoria do banco, será extinto definitivamente em 2023.
Se você é cliente Itaú, é importante estar por dentro das últimas notícias. Por isso, continue a leitura e entenda tudo sobre esse cancelamento e o que você acha dessa mudança!
Cancelamento de serviço pelo Itaú: saiba tudo!
Quem é cliente do Itaú, foi surpreendido com o cancelamento de um dos serviços oferecidos pelo banco: a transferência por meio do DOC – Documento de Ordem de Crédito, disponibilizado há mais de 30 anos.
Na verdade, as medidas de desabilitação já estavam sendo implementadas desde o segundo semestre de 2022, inclusive, quem era cliente pessoa física já não tinha mais acesso.
No entanto, no caso de pessoas jurídicas, o DOC será desativado por completo até o fim de 2023.
Lembrando que a transferência via DOC tem um teto máximo de até R$ 4.999,99, sendo realizada apenas por instituições financeiras devidamente certificadas junto ao Banco Central.
De acordo com o Itaú, com o surgimento do PIX, essa modalidade de transferência se tornou obsoleta, além de dispendiosa, particularmente aos seus clientes.
Tendo em vista que a proposta do banco é promover uma experiência de excelência para sua base de clientes, o PIX é muito mais vantajoso, pois é possível realizar transferências sem nenhum custo adicional e acessível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Vale ressaltar que, a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) estuda a viabilidade de acabar com o DOC, uma vez que existem sistemas de pagamentos e transferência mais práticos para os clientes.
Quando o DOC no Itaú vai acabar?
Conforme o Itaú, no caso de clientes pessoas físicas que apresentavam um baixo volume de transações, o DOC se tornou acessível em canais físicos, como Bankfone e caixas, desde o segundo semestre de 2022.
A partir do mês de novembro, o serviço foi extinto em transações realizadas em telefones celulares e caixas de autoatendimento.
Por fim, em janeiro deste ano, o DOC foi completamente cancelado.
Já para as empresas, o banco informa que a desabilitação do DOC se dará ao longo de 2023, em razão do número elevado de transações feitas, além de precisarem de um tempo a mais para se adequar, já que era uma modalidade frequentemente usada.
Mesmo a instituição enviando comunicados aos seus clientes via SMS explicando sobre a mudança, muitos ainda foram pegos de surpresa.
Entretanto, o banco tranquilizou seus clientes, informando que eles têm à disposição outras formas de transferência, por exemplo, o PIX e o TED, onde inclusive não são cobradas taxas adicionais.
Por outro lado, com o advento do PIX, que além de tarifa zero e proporcionar mais comodidade às pessoas, o DOC se mostrou ultrapassado.
Talvez a iniciativa do Itaú seja seguida por outros bancos, mas até o momento, as demais instituições financeiras brasileiras continuam disponibilizando a opção de DOC aos seus clientes.