Dicas para quem tem mais de 60 ANOS e precisa tirar a CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
Para quem passou da casa dos 60, não tem ideia de como tirar a CNH. Mas é bem mais fácil do que você imagina!
A maioria dos idosos acaba desistindo de dirigir porque não sabem como tirar a carteira de habilitação, mas não é nem um pouco complicado.
E com pessoas na terceira idade cada vez mais ativas, o fator idade não é mais considerado um impeditivo de conduzir um veículo.
Continue a leitura e aprenda dicas para quem tem mais de 60 anos tirar a CNH!
Dicas para quem passou dos 60 anos tirar a carteira de habilitação
Com idosos cada vez mais ativos, muitos deles continuam dirigindo seus carros, no entanto, alguns ainda têm receio por acharem que não são mais capazes, mas a realidade é bem diferente.
Uma pergunta muito frequente é sobre a possibilidade de tirar carteira de habilitação depois dos 60 anos. E a resposta é sim!
Seja qual for a idade, a legislação de trânsito exige que todo condutor esteja apto para dirigir, seja física ou psicologicamente.
Para isso, a pessoa deve passar por testes psicotécnicos, a fim de avaliar seus reflexos, atenção, além da visão e audição.
A grande questão a respeito da CNH para idosos é que alguns, em razão de suas condições de saúde, podem apresentar mais dificuldades, o que pode inviabilizar a concessão da carteira.
Mas fora isso, o processo não é complicado, e certamente as dicas abaixo ajudam bastante no momento de tirar a carteira para quem tem mais de 60 anos:
- Fazer os exames médicos regularmente, pois com a saúde em dia, tudo fica muito mais fácil;
- Para melhorar a atenção e a mobilidade, realize exercícios físicos diariamente;
- Preste atenção às aulas e estude os tópicos que tiver mais dificuldade. Foque nas perguntas que caem na prova;
- Faça simulados online.
É importante saber que o Código Brasileiro de Trânsito não estipula uma idade máxima par tirar CNH, mas tudo depende dos resultados dos exames físicos e mentais.
Como funciona a renovação da CNH para idosos?
Antes de tudo, a habilitação tem validade, onde a renovação é obrigatória. No caso de condutores entre 50 e 69 anos, a CNH é válida por cinco anos. E para quem tem idade igual ou superior a 70 anos, a validade é de três anos.
Portanto, para a renovação da Carteira de Habilitação, o primeiro passo é passar por exames para verificar as condições de saúde do idoso, como testes de visão, audição, além do psicotécnico.
Apesar dessas avaliações sejam necessárias em qualquer idade, no caso específico da terceira idade, são mais minuciosas, principalmente para garantir a segurança não somente do condutor, mas de terceiros.
Se o médico constatar que o condutor por alguma razão não está apto para dirigir, ele tem a opção de não aprovar a renovação ou diminuir o prazo até a próxima renovação.
Enquanto algumas cidades cobram uma taxa de renovação, que pode variar de R$ 80 a R$ 300, em outras localidades há a isenção desta taxa. Por isso, é importante consultar o Detran da sua região para saber se é preciso ou não pagar pela renovação da CNH.
Por fim, em situações em que o idoso exerça alguma atividade remunerada, como a condução de caminhões, além de todos os exames citados acima, ele também passa por testes toxicológicos.